Português, perguntado por Gabrielamorcelli, 11 meses atrás

Quais são os reflexos gerados no meio ambiente pela obsolescência programada?

Se alguém puder me dar uma resposta bem elaborada, seria de grande ajuda, por quê estou fazendo um redação e esse é o tema.

Soluções para a tarefa

Respondido por 1cb
2

Resposta:

O avanço tecnológico faz com que a cada dia os produtos eletroeletrônicos tornem-se obsoletos com maior rapidez, sendo certo que o computador de última geração adquirido hoje, amanhã já se tornará ultrapassado em razão dos novos produtos lançadosxiv.

A obsolescência programada, para os que ainda não estão familiarizados com o conceito, é uma estratégia da indústria para “encurtar” o ciclo de vida dos produtos, visando a sua substituição por novos e, assim, fazendo girar a roda da sociedade de consumo. Pode-se dizer que há uma lógica da “descartabilidade” programada desde a concepção dos produtos.

Em outras palavras, as coisas já são feitas para durarem pouco. Mas essa estratégia não é de agora. Como mostra o documentário, a história da obsolescência programada confunde-se com a história da indústria no século XX. E não é à toa o título “A conspiração da lâmpada” dado pelos ingleses, pois, de alguma forma, “tudo começou com as lâmpadas”, visto que, na década de 1920, um cartel que reunia em Genebra fabricantes de todo o mundo decidiu que as lâmpadas teriam uma validade de apenas 1.000 horas, embora a tecnologia da época já pudesse produzir lâmpadas mais duráveisxv.

Outro exemplo importante para análise trazido pelo documentário é o caso dos primeiros carros da Ford, que eram verdadeiros “tratores” de tão fortes. A Chevrolet, não tendo como competir com os motores da Ford em termos de durabilidade e qualidade, vai operar com uma nova faceta da obsolescência programada: o design. Assim, a Ford tem motor, mas a Chevrolet tem design, e a cada novo design o anterior fica “velho” exigindo a troca em períodos cada vez mais curtos. O forte e velho Ford não tinha mais lugar no mercadoxvi.

As consequências da obsolescência programada também são exploradas no documentário comentado, e uma das principais consequências é a montanha de resíduos sólidos gerado e o envio desse resíduo para os países pobre, como no caso apresentado para o pais de Gana, no continente de África, onde para burlar o Estado, encaminham os resíduos tóxicos, como material de computadores, com o nome de “material de segunda mão” ou “remano faturados” com a desculpa de ser uma contribuição para reduzir o atraso digital dessas regiões subdesenvolvidas.

Eventualmente essas toneladas de "aparelhos de segunda mão" que são na verdade lixo industrial tóxico acabam em rios ou campos onde crianças brincam. E onde são gerados inúmeros problemas socioambientais, como, por exemplo, a poluição de rios que são base de subsistência de pessoas, através da pesca. Não cumprindo com o compromisso da logística reversa prevista na Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010, chamada Politica Nacional dos Resíduos Sólidos.

Um ponto fundamental que estimula a obsolescência programada de produtos na alta tecnologia é a capacidade que o marketing possui de decidir quais organizações lograrão êxito na competição pelo mercado, já que conforme Davidowxvii “o marketing é uma guerra civilizada. Se você achar esta metáfora muito brutal, ou se não estiver preparado para a luta, é melhor não se alistar.”

Desta forma fica claro que há um evidente “vale-tudo” na disputa pelo consumidor, e que para ultrapassar os adversários as organizações precisam criar fortes apelos para que o consumidor adquira os seus produtos, e conforme dito antes, a estratégia de obsolescência programada faz com que haja o despertar da necessidade ou do desejo dos consumidores por novos produtos ou por versões melhoradas de produtos já existentes. Despertar necessidades ou desejos, ou ainda os dois juntos, por produtos é uma das mais comuns definições de marketing.

A obsolescência programada está em vários produtos no dia-dia, e s desconhece a vida útil de muitos produtos, se fica a mercê, sem saber dos problemas futuros que que vem agregado ao adquirir um produto. Esta forma de criação está cada vez mais evidente, e o consumo já não é mais o mesmo, milhares de consumidores reclamam por seus direitos. Contudo, não é possível transferir este problema apenas ao Poder Judiciário, é necessário informar a toda a sociedade está situação almejando uma conscientização em massa, que deverá repensar ao adquirir um novo produto e das empresas ao lançar no mercado um produto que gera mais consequências danosas que proveitosas ao meio ambiente.


Gabrielamorcelli: Muito obrigada!
Perguntas interessantes