Quais são os quatros tipos de tecidos dos animais e suas subdivisões
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existem quatro tipos de tecidos animais – epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular.
Explicação:
O tecido epitelial ou epitélio é formado por células justapostas, com pouca substância entre elas (substância intercelular), tendo função sensorial, proteção, absorção e secreção. O tecido epitelial é classificado em dois tipos principais: epitélio de revestimento e epitélio glandular.
Tecido conjuntivo encontra-se amplamente distribuído pelo corpo, estando envolvido em diferentes funções como preenchimento (ex: tecido conjuntivo frouxo, denso e reticular), transporte (ex: sangue e linfa), sustentação (ex: tecido ósseo e cartilaginoso), defesa (ex: sangue e linfa), reserva energética e isolamento térmico (ex: tecido adiposo).
O tecido nervoso está envolvido na coordenação das funções de diferentes órgãos, constituindo o sistema nervoso, dividido em:
1 - Sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo e medula espinhal e;
2 - Sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos.
O tecido muscular é caracterizado por sua contratilidade e as células que formam esse tecido são de formato fusiforme e recebem o nome de miócitos (fibras musculares). Há 3 tipos de tecido muscular:
1 - Não-estriado ou liso, contração involuntária, presente nos órgãos viscerais internos como esôfago, estômago, útero e vasos sanguíneo;
2 - estriado esquelético, contração voluntária, forma os músculos que estão ligados a estrutura óssea, permitindo a movimentação do corpo;
3 - estriado cardíaco, contração involuntária, forma a musculatura do coração e os batimentos cardíacos mantêm a circulação de sangue no nosso corpo.
Ambos os sistemas são formados pelos neurônios, que são as células nervosas responsáveis pelos impulsos nervosos (formadas pelo corpo celular, dendritos e axônio) e os gliócitos, que são as células glia responsáveis por envolver (formando a bainha de mielina) e nutrir os neurônios.