Quais são os quatros tipos de gimnospermas suas características e seus representantes
Soluções para a tarefa
Resposta:
Coníferas
As coníferas incluem plantas que podem atingir até 113 metros de altura, como as sequoias, além de plantas com grande valor comercial, como os pinheiros e as araucárias. Os pinheiros do gênero Pinus, uma das coníferas mais conhecidas, possuem folhas em forma de acículas dispostas em feixes nos ramos. Essas folhas apresentam adaptações anatômicas para crescerem em ambientes secos. As acículas geralmente permanecem retidas nas plantas por dois a quatro anos, sendo que em algumas espécies podem ser conservadas por até 45 anos sem perder a atividade fotossintética.
Cicadófitas
As cicas estão localizadas em regiões tropicais e subtropicais. A maioria das espécies são altas, podendo atingir mais de 18 metros. Por apresentarem as folhas organizadas em forma de coroa na parte de cima do caule, acabam lembrando as palmeiras. As estruturas reprodutivas ocorrem em plantas diferentes, estando agrupadas em estróbilos próximos ao ápice do caule. Os insetos, como por exemplo os besouros, desempenham um papel de extrema importância na polinização, estando presentes ao longo de toda a história de vida destas plantas.
Ginkgo
Único membro vivo do Filo Ginkgophyta, a Ginkgo biloba é uma árvore de crescimento lento, com folhas em forma de leque. Uma diferença em relação as outras gimnospermas é que são plantas decíduas, ou seja, suas folhas caem no outono. Acredita-se que não ocorra uma população natural dessa espécie em nenhuma área do mundo, porém esta árvore encontra-se preservada em templos na China e no Japão. São utilizadas como plantas ornamentais em diversos países. Como as cicas, apresentam as estruturas reprodutivas masculinas e femininas em plantas diferentes, ou seja, são plantas dioicas.
Gnetófitas
As gnetófitas atuais abrangem 3 gêneros: Gnetum, Ephedra e Welwitschia. Gnetum é detectado nos trópicos, formado por árvores e trepadeiras com folhas grandes, lembrando muitas vezes alguns representantes das angiospermas. Ephedra engloba espécies em formato de arbustos com folhas pequenas e escamiformes, sendo parecidas com as cavalinhas, um tipo de pteridófita. Já a Welwitschia ocorre na África e é uma das plantas mais excêntricas conhecidas. A maior parte do seu corpo permanece enterrado em um solo arenoso. A parte que fica exposta inclui longas folhas em forma de fita, que se dividem longitudinalmente.