Quais são os quatro elementos essenciais da dança que a partir deles podemos "compor" uma dança, tal qual os músicos fazem?
a) o sol, a estrela, o espaço, o peso e o tempo.
b) movimento corporal, o espaço, o peso e o tempo
c) movimento corporal, a janela, o peso e o tempo
d) o carro, a janela, o movimento corporal e o tempo
Soluções para a tarefa
Resposta:
A dança enquanto linguagem faz parte hoje das diretri-zes curriculares no campo da Arte, porém se apresenta, em muitas escolas, ainda distante de uma perspectiva poética e contemporânea. Aos poucos, no entanto, essa perspec-tiva tem se ampliado, e a circulação de conteúdos e os modos de apresentá-los aos es-tudantes vêm sendo disseminados entre os professores da área de Artes, por meio das pesquisas de algumas artistas-educadoras, como Isabel Marques, Lenira Rengel, Márcia Strazzacappa, Lúcia Matos entre muitos outros. Todas as professoras citadas debruçam--se sobre os assuntos relacionados aos modos de desenvolver processos de contextua-lização, leitura e produção em dança no contexto escolar. Nesta jornada, muitos avanços têm sido conquistados com o aumento de professores licenciados em Dança, capacita-dos para assumir seus postos como professores do componente curricular Arte.Mas como e o que estudar da dança no contexto escolar? Sugerimos começar com o estudo do corpo. A linguagem da dança colabora para a compreensão do corpo como um sistema complexo e indivisível, e atuam em conjunto pensamento, sentimento, ex-pressão e a percepção de si mesmo. Esse entendimento corporal é o que fundamenta as criações dos artistas da dança desde o início do século XX, incluindo as proposições de Rudolf Laban, nas quais se pauta a caracterização da linguagem da dança na BNCC:
Os objetos de conhecimento dessa linguagem – corpo, espaço e tempo – são base para a compreensão dos fatores de movimento. Ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o estudante vai explorar as relações entre estes elementos – corpo, espaço e tempo – a cada ano, tendo um deles como tema de fundo para o estudo da dança. No último ano, o estudante é convidado a compor suas danças integrando o estudo anterior. Desse modo, poderá exercitar e aprofundar as possibilidades de lidar com esses conteúdos, reorganizando os conhecimentos prévios sobre eles. Para tal empreitada, entendemos que a leitura das obras, as atividades e as propostas de refle-xão oferecem oportunidades para que o estudante experimente o movimento. Com o objetivo de estimular o estudante em suas explorações, são apresentados artis-tas da dança de diferentes épocas, em cujas obras encontra-se ampla diversidade com rela-ção aos contextos, modos de produção e pessoas que dançam. Por meio dessa articulação, pretendemos mostrar quanto a dança já está presente na vida do estudante e colabora para a sua formação. Abordamos, assim, a dança como possibilidade de o indivíduo se relacionar com o mundo e com outras pessoas. As dimensões do conhecimento, que se darão por meio da prática investigativa, vão ocorrer de forma concomitante e caberá ao professor direcionar o foco a uma e a outra, durante as práticas, as conversas e reflexões, ajudando o estudante a compreender como ele articula seus conhecimentos. Contamos com a disposição do professor para experi-mentar e criar, apresentando e vivenciando a linguagem da dança como um jogo cujas peças – corpo, espaço e tempo – podem ser combinadas de tantos modos quanto a ima-ginação puder criar.
OBS: ESPERO TER AJUDADO RSRSRS