Quais são os problemas sociais , políticos e históricos a respeito do excesso de nacionalismo?
Soluções para a tarefa
Os problemas do nacionalismo começam quando um povo passam a achar que sua nação é melhor que todas as outras, passam a se ver como especiais em detrimento do mundo, enxergam as demais culturas e nações como inferiores. Munidos por esses sentimentos passam a querer impor seus valores aos outros, em algumas ocasiões isso gera guerras.
Nesse contexto surge o ultranacionalismo, um governo e um povo que são devotos a bandeira de forma cega, fazem tudo que os lideres de tal movimento mandam e passam a violar uma série de direitos humanos, com o ódio aos imigrantes, violação a outras culturas.
É necessário frisar que o que foi citado acima ocorre em casos de um nacionalismo cego e exacerbado, pois em certa medida todo povo deve ter orgulho de seus país, o que não se pode é achar que é superior aos demais.
aprenda mais sobre nacionalismo: https://brainly.com.br/tarefa/3633187
O excesso de nacionalismo causa vários problemas que dizem respeito à superioridade de uma determinada comunidade em detrimento das demais.
Este empecilho traz à tona a xenofobia. A xenofobia é um preconceito que impera acerca do povo estrangeiro.
A xenofobia é a discriminação contra estrangeiros. Tal preconceito abrange a aversão à cultura de outros povos e, até mesmo, a outros países.
Assim, a xenofobia causa discursos de ódio, desrespeito, violência e cria um individualismo, pois traz um pensamento que se refere a um determinado povo como soberano e superior a outro, criando-se uma ideia errônea e nefasta de desenvolvimento e progresso somente de um povo.
Este tipo de discriminação causa preconceitos, intolerâncias e pensamentos em prol da violência e do desrespeito social.
Link: brainly.com.br/tarefa/18266347