Quais são os problemas causados pela falta de cuidado com a água??
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existem diversas consequências que a carência de cuidados com a água e de um saneamento básico adequado podem gerar, dentre as mais relevantes estão:
1) Ameaça à saúde pública, já que o principal objetivo do saneamento é a promoção da saúde do homem, visto que muitas doenças podem proliferar devido a ausências desse serviço.
2) Desigualdade social, já que em geral, as habitações em áreas irregulares, são excluídas do planejamento, visto a dificuldade técnica para levar esse serviço. Contribuindo tanto para a proliferação de doenças quanto para a desigualdade social.
3) Poluição dos recursos hídricos, já que a periferia, devido à restrição do acesso ao saneamento, os esgotos sanitários e o lixo doméstico são frequentemente jogados nos rios sem qualquer tratamento. Bem como, o crescimento industrial também contribui para a poluição hídrica visto que muitas empresas burlam a legislação e lançam resíduos industriais nas águas sem, ou parcialmente, algum tratamento.
4) Poluição urbana, pois o lixo está entre os principais problemas nos grandes centros urbanos devido a destinação incorreta. Os lixões são grandes depósitos a céu aberto com alta probabilidade de contaminação do solo e infestação de doenças. Além disso, as chuvas contribuem para o carregamento do lixo para às cidades e para a contaminação da água, além de aumentar a probabilidade de enchentes.
5) Improdutividade, já que o acesso ao saneamento básico melhora a saúde, evita doenças, mortes e amplia oportunidades econômicas e a produtividade.
Como pode ser visto, a falta de investimento em saneamento básico pode gerar diversas consequências. Elas agridem a população e demandam elevados recursos do governo para reparo dos danos. Investir em saneamento, significa aumentar a qualidade de vida da população e gerar crescimento econômico do país.