Quais são os principais usos de plástico ferro alumínio cobre zinco silício e aço?
Soluções para a tarefa
Resposta:O alumínio é um metal encontrado em abundância na crosta terrestre, aproximadamente 8%, mas raramente é encontrado em sua forma livre. Suas atuais aplicações industriais são recentes, sendo produzido em escala industrial e difundido no mundo todo somente a partir do final do século XIX. Quando descoberto constatou-se que a sua separação das rochas que o continha era dispendiosa e complexa. Assim, durante algum tempo, fora considerado um metal precioso, chegando a ser considerado mais valioso do que o ouro ou qualquer outro metal.Devido ainda à sua alta reatividade química (capacidade de reagir quimicamente com outros elementos, sendo vasto o número de compostos nos quais pode ser encontrado) o alumínio, quando finamente pulverizado, é utilizado como combustível para alguns foguetes e na produção industrial de explosivos. Outras aplicabilidades deste metal são:
em alguns meios de transporte, como elemento estrutural de embarcações e veículos terrestres e aéreos;
para revesti mento em embalagens diversas, destacando-se as latas e as embalagens Tetra Pak;
na construção civil, como meio estrutural de portas, esquadrias, janelas, portões, divisórias, entre outros;
como bens de uso cotidiano, como embalagens domésticas e ferramentas diversas;
nas redes de transmissão elétrica. Ainda em menor proporção do que o cobre (a condutividade elétrica do alumínio é de cerca de 40% a do cobre) o seu uso se concentra nos meios de transmissão a longas distâncias, em vista do menor custo deste metal em ralação ao cobre, permitindo assim sua utilização em longas distâncias em determinadas torres de transmissão;
e em recipientes para armazenamento de substâncias sob temperaturas muitos baixas, recipientes estes conhecidos como meios criogênicos.
O aço liga é um produto bastante utilizado na construção civil e na indústria. É um material composto por ligas de ferro e carbono e é utilizado na fabricação dos mais diferentes produtos, dentre eles eletrodomésticos, veículos, materiais de construção, entre outros.
O aço é muito popular e de grande aplicabilidade, sendo suas propriedades mecânicas um dos fatores que o faz ser tão utilizado. Essas propriedades variam de acordo com os diferentes tipos de material e as suas composições.
O ferro é um elemento químico de número atômico igual a 26, massa molar de 55,845 g/mol, ponto de fusão de 1535 ºC e ponto de ebulição de 2862 ºC. Esse metal é de muita importância em nossa sociedade, pois existem os mais diversos objetos que contêm ferro em sua constituição. Ele pode estar na sua forma pura ou formando a liga metálica chamada de aço (formada por aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio).
O ferro já é usado desde os tempos mais remotos, cerca de 4000 a 3500 a.C. Nessa época, o ferro era obtido por meio de meteoros e era considerado extremamente raro.
Apesar de ser o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, não se encontra o ferro isolado na natureza, mas somente em minérios, sendo que os principais são: hematita (Fe2O3 – imagem abaixo), magnetita (Fe3O4), siderita (FeCO3), limonita (Fe2O3.H2O) e pirita (FeS2).
Cobre: condutores eletricos, ligas metalicas, latão, fabricação de veiculos, utensilios de cozinhas.