Quais são os principais problemas enfrentados pela Russia em relação ao seu aparado tecnológico militar?
Soluções para a tarefa
Apesar de ser potencialmente um dos países mais ricos do mundo, a Rússia ainda enfrenta vários desafios que impedem o desenvolvimento do país, como a emigração de jovens e problemas demográficos e de saúde pública.
A falta de oportunidades e as crescentes dificuldades econômicas estimulam muitos jovens a emigrarem, principalmente para a Europa e os Estados Unidos. Aqueles que emigram querem ampliar seus horizontes e terem melhores oportunidades, porque se sentem restringidos pelo clima de corrupção no país.
Estima-se que entre 2008 e 2011 mais de 1,25 milhão de russos emigraram, um número ainda maior do que os que emigraram após o colapso da União Soviética. Uma pesquisa realizada em 2010, por exemplo, descobriu que 21% dos russos querem emigrar, em comparação com os 5% que queriam fazê-lo em 1991, o ano do colapso da União Soviética.
Nas duas últimas décadas, uma demografia em envelhecimento e seus efeitos sobre a sociedade russa têm sido o foco do debate. Há agora um consenso universal de que se a Rússia não resolver esse problema, seu status como potência mundial será seriamente comprometido. A Rússia experimentou recentemente um fenômeno semelhante ao de vários países desenvolvidos, uma população que envelhece rapidamente com constante declínio das taxas de natalidade. No entanto, enquanto pessoas que vivem na maioria dos países industrializados têm aumentado a expectativa de vida, na Rússia, este fenômeno é marcado pelo status relativamente baixo da saúde de sua população.