Quais são os principais problemas abordados quando o assunto é água doce?
Soluções para a tarefa
Chama-se água doce a água dos rios, lagos e a maioria dos lençóis subterrâneos, com uma salinidade próxima de zero, por oposição à água do mar (que tem geralmente uma salinidade próxima de 35 gramas de sais dissolvidos por litro) e à água salobra, como a dos estuários, que tem uma salinidade intermédia.
A água doce é procedente de um processo de precipitação (chuva, granizo, neve) ou do degelo de geleiras.
Água do mar é a água de um mar ou oceano. Em média, a água do mar de todo o mundo tem uma salinidade de 35 (3,5% em massa, se considermos apenas os sais dissolvido, mas a salinidade não tem unidades[1], o que significa que, para cada litro de água do mar há 35 gramas de sais dissolvidos (a maior parte é cloreto de sódio, NaCl).
A água do mar não tem salinidade uniforme ao redor do globo. A água menos salina do planeta é a do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. O mar mais salino é o Mar Morto, no Médio Oriente, onde o calor aumenta a taxa de evaporação na superfície e há pouca descarga fluvial. A água dos rios é água doce, porque não possui um teor muito elevado de sódio.
A água do mar é salgada, devido justamente a esse alto teor de sódio acumulado desde o nascimento do planeta pela depósito de sedimentos. Esse acumulo de sedimentos se dá devido ao fato de a água do mar ficar sempre concentrada nele, não dando vazão para nenhum outro lugar. Com a evaporação, apenas evapora-se a água, porém os resíduos (sódio entre outros) permanecem no mar. Sendo assim, podemos dizer que a diferença entre água doce e salgada está principalmente nas quantidades de sódio existentes em um e outra.
E essa quantidade de Sódio,na água salgada é boa para eliminar os microorganismos que fazem mal a nós,e pode fazer mal e atématar os peixes que nela vivem.