Quais são os principais pontos da ARTE MEDIEVAL????
POR FAVOR ME AJUDEM É URGENTE
Soluções para a tarefa
Resposta:Quais são os principais pontos da ARTE MEDIEVAL????
Explicação:
A arte medieval foi desenvolvida entre os séculos V e XV, na Europa, durante o período da Idade Média. Inserida em um contexto onde a Igreja Católica exercia grande influência, a arte medieval era essencialmente religiosa.
Sob a influência do clero católico, a arte medieval tinha o intuito de aproximar as pessoas da religiosidade. Suas principais produções foram no campo da arquitetura, da pintura e da escultura.
A arte medieval se desenvolveu em um momento que a Igreja Católica influenciava, supervisionava e filtrava todas as produções científicas e culturais. Portanto, teve uma forte marca temática religiosa, com a construção de templos, igrejas, mosteiros e palácios.
A maioria das obras de arte do período medieval não tem autoria definida. Esse fato deve-se ao aspecto religioso predominante no período, no qual o clero medieval pregava que o verdadeiro autor das obras era Deus, que, por meio dos seres humanos, expressava suas ideias e vontades.
Contexto da arte medieval
A desestruturação do Império Romano do Ocidente contribuiu para uma transformação radical na vida cultural dos povos europeus. Com o tempo, os costumes romanos e germânicos se fundiram e deram origem ao feudalismo.
No mundo feudal, os mosteiros e as abadias se tornaram os principais centros de produção cultural. Os aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais da sociedade passaram a ser influenciados pela Igreja Católica.
Marcada pelo teocentrismo (Deus como centro do universo), a cultura medieval foi a mais pura expressão da fé. A religião, o temor a Deus e o medo do Juízo Final, permearam a história medieval na Europa.
Os mosteiros e as igrejas eram centros difusores da religiosidade da época. Esses locais possuíam relíquias de santos e, alguns deles, se tronavam locais de peregrinação. Assim, as catedrais foram importantes centros de produção e preservação cultural entre os séculos V e XV.
Durante a Idade Média, as pessoas mais instruídas pertenciam à Igreja Católica, que controlava grande parte das atividades artísticas, literárias e intelectuais da época. Assim, a Igreja detinha o controle da leitura e da escrita como uma forma manter seu poder e impedir que as pessoas pensassem diferente de seus dogmas.
Nesse contexto, surgiu arte na sociedade medieval, que teve dois polos dinamizadores da cultura: o feudalismo e a religião. Assim, a arte medieval serviu a majestade do poder temporal e religioso, sendo feita para honorificar ambos.
Característica estilos da arte medieval
As principais produções artísticas do período medieval se deram no campo da arquitetura, pintura e escultura. Entre as realizações desse período, destacam-se a construção de igrejas. Dois estilos artísticos predominaram na arte medieval: o românico e o gótico.
As construções em estilo românico se desenvolveram nos séculos X, XI e XII. Suas principais características foram: arcos redondos, paredes baixas e grossas, grandes colunas, janelas pequenas e interior pouco iluminado.
Já as construções em estilo gótico predominaram do final do século XII ao século XV. Elas se caracterizaram por arcos em formato ogival, janelas maiores, paredes altas e interior iluminado.
A pintura da arte medieval, geralmente, retratava figuras religiosas e eram feitas para ilustrar os manuscritos e murais. Na escultura se utilizava metal, marfim e pedra para esculpir as imagens que decoravam o interior dos templos.