quais são os principais perigos ameaçam os pólos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existem vários problemas nos Polos, todos eles originados por culpa dos humanos.
Os problemas com o lixo das estações de pesquisa, o buraco na camada do ozono sobre o Continente, o turismo, a emissão de dióxido de carbono e o aquecimento global, são uma ameaça nas teias alimentares e não só.
A alta radiação ultravioleta, a pesca excessiva e o derretimento do gelo marinho fizeram com que a quantidade de Krill (nome coletivo que se dá ao grupo de espécies animais invertebrados, ex. camarão), diminuísse 30 vezes nos últimos 50 anos.
Os efeitos das mudanças climáticas prejudicam toda a região marinha dos polos, porque as espécies que vivem ali dependem muito do gelo.
O derretimento causado pela alta temperatura, contribui para a perda do habitat e para o aquecimento das águas.
O gelo reflete a luz solar e diminui o calor. Quando o gelo é transformado em água, esse calor é absorvido o que agrava ainda mais o problema/causa deste degelo. O aumento do nível do mar irá ameaçar as pessoas, a agricultura, a pecuária e a pesca porque as correntes maritìmas irão mudar.
O gelo marinho é também o principal habitat para predadores como o urso e a foca, que dependem dele para caçar.
A cobertura do gelo no mar polar está a desaparecer, o oceano e a atmosfera estão a aquecer e as correntes do oceano estão a mudar, até já chove no Ártico, quando jamais alguém anteriormente tinha registado precipitação/chuva no Polo Norte.
A alta temperatura em águas locais do Ártico causou deslizamentos catastróficos. A paisagem foi muito afetada e prejudicada com estas alterações. O mar gelado no Polo Norte pode vir a desaparecer no final deste século. Os cientistas dizem que a massa de gelo já diminuiu entre 15 a 20 por cento nos últimos 30 anos.
Um dos maiores fatores que contribui para o aquecimento global é a emissão de dióxido de carbono na atmosfera da terra através, de queimadas, indústrias, carros e queima de combustíveis fosseis. As concentrações de dióxido de carbono estão facilitar o aumento da temperatura na Terra. Entre 1975 e 1999, a temperatura média aumentou de 13,94 graus centígrados, para 14,35 graus.
Já existem algumas medidas para tentar diminuir as consequências da emissão deste gás, como por exemplo, carros que andam a eletricidade, a energia solar, energia eólica, etc…
Todos nós deveríamos ajudar a melhorar estes problemas de alguma forma.