Quais são os principais motivos que geram violência no esporte e quais são os seus efeitos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não há dúvidas de que a violência no esporte advém de uma face da sociedade que engloba a violência no cotidiano. O esporte que, teoricamente, deveria sublimar a violência, passou a ser a própria forma de manifestação desse fenômeno. Infelizmente, tem sido cada vez mais frequente a violência no esporte. Seja em qual modalidade for, seja em que país for, o esporte tem ocupado um lugar de destaque nos noticiários há muito tempo, muitas vezes, pelos motivos errados, violência e agressividade, sejam elas pelos próprios esportistas, sejam pelos torcedores, sejam pelos policiais ou autoridades que tentam acalmar os ânimos dos dois lados.
As causas da violência no esporte não se sabe. Pode ser ego, falta de confiança ou imbecilidade, nunca saberemos. Mas sabemos que a impunidade é um fator determinante para a continuidade deste quadro. Hoje, as autoridades evitam elaborar qualquer nova lei, mas, para controlar a violência no esporte, era necessário que fôssemos protegidos por leis e penas mais rigorosas.
É uma pena que muitas pessoas que se julgam adeptos do esporte promovam a violência. Esporte era para ser exatamente o posto disso. Esporte remete-nos à desafio, time, grupo, habilidades, talento, irmandade, dedicação, saúde, e mais uma porção de ideias que deveriam nos unir, ao invés de separar-nos. Deveríamos todos ser gratos pelo esporte, pela prática, pela luta - individual ou em grupo - pela oportunidade. Deveríamos apoiar-nos uns aos outros. Mas, não. O que vemos, constantemente, são dois lados que odeiam-se. Torcedores de dis grupos rivais que buscam não somente ganhar, mas humilhar o adversário. É realmente disso que se trata o esporte?
E a violência no esporte vai muito além dos estádios, ginásios ou arenas esportivas, elas começam antes, nas ruas, nos bares, no trânsito, na internet. A violência no esporte existe em todas as formas, seja violência verbal ou física. O Bullying no esporte tomou proporções enormes, principalmente com o advento da internet, na qual manifestar-se contra ou à favor de um determinado time é jogar-se aos leões. Sem falar no vandalismo que se aplica à quase todas as situações de violência no esporte. Espanca-se o outro, se destroi propriedades públicas e privadas. E as consequências desta violência é dramática e destroi os conceitos por trás do que era para ser um elo entre as pessoas.