Quais são os principais focos de queimadas em goias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dados da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) - estrutura ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia - apontam Goiás como o segundo Estado com o maior número de focos de queimadas acumulados no mês de junho.
Segundo as estatísticas, foram registrados 141 focos de incêndio entre 1º e 22 de junho deste ano, 10%, em média, do total de focos detectados no país no mesmo período. Ontem, um foco de incêndio registrado em pastagem às margens da GO-020, no perímetro urbano de Goiânia, levou bastante fumaça para a via e deu trabalho para o Corpo de Bombeiros.
Considerando os seis primeiros meses desse ano, Goiás aparece em 5º em número de focos de queimadas no Brasil, de acordo com as imagens de satélite do Inpe, com 296 focos, dos 3.577 registrados no país no período.
O Estado campeão em focos de incêndio é Mato Grosso, com 1.050 focos de queimadas entre janeiro e junho de 2011, seguido por Bahia (435), Minas Gerais (391), São Paulo (332) e Goiás, com seus quase 300 focos. No País, o número de focos de queimadas registrado até agora é 57% inferior que o detectado no mesmo período de 2010. Em Goiás, a redução também ocorreu, embora em menor proporção: 28%.
O incêndio às margens da GO-020, nas proximidades do Autódromo de Goiânia, começou no início da tarde de ontem e se estendeu por todo o dia. Uma equipe de bombeiros se deslocou para o local para combater o fogo utilizando água e abafadores.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Edilson Cardoso Silva, ontem foram registrados em Goiânia outros três focos de incêndio de médio e grande porte, o que demandou bastante esforço da corporação para debelar o fogo.
Explicação: