quais são os principais feromônios das abelhas, formigas e cães ?
Soluções para a tarefa
Abelha
· Feromônio de trilha: Orienta as operárias na localização do ninho e de fontes de alimento. Feromônio de alarme: Alerta as operárias quanto à presença de inimigo próximo à colmeia. · Feromônio de defesa: Liberado por operárias, durante a ferroada, atrai outras operárias para ferroarem o local.
Cães
"São três feromônios felinos (linha Feliway) e um canino (Adaptil) que são utilizados por veterinários de todo mundo", explica Denise Theodoro da Silva, veterinária técnica de campo da Ceva Saúde Animal, laboratório que produz a substância.
Formigas
Os feromônios mais conhecidos nas formigas são, principalmente, os de alarme, reconhecimento individual, da rainha, marcação de trilha e recrutamento, marcação de folhas, território, agregação e sexual.
Espero ter ajudado bons estudos tenha uma Boa noite ❤
No entanto, normalmente cada espécie animal produz um feromônio diferente que é reconhecido somente pelos membros de sua própria espécie. Por exemplo, o feromônio liberado por uma cadela, quando ela está no cio, para atrair cães machos para o acasalamento, não atrai animais de outras espécies, como os porcos. Mas também não há seleção de raças, sendo que essa cadela atrairá os cães de qualquer raça por perto.
No caso dos insetos, essa linguagem é ainda mais intraespecífica. Por exemplo, as formigas lava-pé não irão entender a linguagem de formigas-limão e vice-versa.
Os insetos, como as abelhas, as formigas e as moscas são exemplos notáveis do uso dos feromônios. Veja o caso das abelhas que, quando ocorre algum perigo, exalam no ar um feromônio que serve de alerta para as outras abelhas fugirem.