História, perguntado por cecirandow, 11 meses atrás

Quais são os principais fatos históricos do Peru?

Soluções para a tarefa

Respondido por CarlosBryan
0

Principais fatos ocorridos no Peru durante a guerra do Sendero

Lima, 25 set (EFE).- Estes são os principais fatos ocorridos no Peru durante a guerra interna que assolou o país entre 1980 e 2000, período no qual 69.280 pessoas morreram.

1980: -17 de maio: Em sua primeira ação terrorista, o Sendero Luminoso assalta um escritório eleitoral em Chuschi (Ayacucho) e queima várias urnas às vésperas do pleito geral.

1981: - Maio: O Governo autoriza o envio de Polícia a Ayacucho para combater a Sendero Luminoso.

- Outubro: Suspensas as garantias constitucionais e as liberdades em cinco das sete províncias de Ayacucho (Huamanga, Huanta, Cangallo, La Mar e Víctor Fajardo).

1982: - 3 de março: Sendero Luminoso assalta uma prisão de Huamanga, e 304 presos fogem.

- 29 de dezembro: As Forças Armadas assumem o controle da segurança em Ayacucho ante o crescente número de atentados.

1983: - 26 de janeiro: Oito jornalistas são assassinados na comunidade camponesa de Uchuraccay (Ayacucho).

- 3 de abril: Massacre "senderista" de Lucanamarca (Ayacucho) com o 69 camponeses mortos.

- 13 de novembro: A Polícia mata 32 camponeses em Socos (Ayacucho) durante a realização de um casamento por suspeitar que se tratavam de membros do Sendero Luminoso.

1984: - 22 de janeiro: Aparece um segundo grupo subversiva, o Movimento Revolucionário Túpac Amaru (MRTA), que ataca uma delegacia em Villa El Salvador (Lima).

- 23 de agosto: Descoberto quatro valas comuns em Pucayacu (Ayacucho), nas quais são encontrados os cadáveres de 49 pessoas que tinham sido detidas e trasladadas ao quartel da Infantaria da Marinha de Huanta.

1985: - 14 de agosto: O Exército mata 63 camponeses da comunidade de Accomarca (Ayacucho).

1986: - 18 de junho: Presos acusados de terrorismo protagonizam uma rebelião nas cadeiras de Lurigancho, El frontón y Santa Bárbara; As Forças Armadas são acionadas e, no dia seguinte, cerca de 300 presos morrem.

- 6-9 novembro: Membros do MRTA tomam Juanjuí e outros povoados de San Martín onde vem à luz seu dirigente, Víctor Polay Campos.

1989: - Junho: Mais de 300 alunos e 30 professores são detidos pelos militares em Huancayo e mais da metade deles desaparece.

1990: - Agosto: Decretado o "estado de emergência" por 30 dias em Arequipa, Cuzco, Puno, Piúra, Trujillo, Chiclayo, Maynas, Huaraz, Santa, Lima e Callao.

1991: - 3 de novembro: O grupo paramilitar Colina mata 15 pessoas em Bairros Altos.

1992: - 5 de abril: Autogolpe do presidente Alberto Fujimori (1990-2000), que dissolve o Congresso, o Poder Judiciário e o Ministério Público.

- 9 de maio: A Polícia entra na prisão de Canto Grande para transladar as presas à prisão de Chorrillos, em Lima. Durante a operação, morrem cerca de 40 "senderistas".

- 16 de julho: Um carro bomba explode no centro do distrito limenho de Miraflores causando 23 mortes e deixando uma centena de feridos.

- 18 de julho: O grupo paramilitar Colina entra na Universidade La Cantuta, nos arredores de Lima, e seqüestra nove estudantes e um professor, cujos cadáveres aparecem mais tarde.

- 12 de setembro: A Polícia captura o dirigente do Sendero Luminoso, Abimael Guzmán, junto a sua companheira e número dois da organização, Elena Iparraguirre, além de dez integrantes do comitê central.

1993: - 18 de agosto: Os terroristas assassinam 65 pessoas na região de Junín, entre eles 21 indígenas.

1994: - Julho: Culmina a "operação Áries" do Exército nas margens do rio Huallaga.

1996: - 17 de dezembro: Um comando de 14 membros do MRTA invade a residência do embaixador japonês em Lima e retém centenas de pessoas.

1997: - 22 de abril: Operação militar na qual são libertadas as 72 pessoas que ainda permaneciam seqüestradas na legação nipônica. Os 14 seqüestradores do MRTA, um civil e dois militares morrem.

2000: - Novembro: Fujimori abandona o país e se refugia no Japão, de onde renuncia à Presidência por fax. Dez dias depois, é criada a Comissão da Verdade e da Reconciliação para investigar o ocorrido durante os 20 anos de conflito armado.

2002: - 21 de março: Morrem seis pessoas e várias se ferem em um atentado com carro-bomba perto da embaixada dos EUA dois dias antes da visita do presidente americano, George W. Bush.

2004: - 5 novembro: Primeira tentativa de julgamento civil da cúpula do Sendero Luminoso, depois que o Tribunal Constitucional anulou as sentenças emitidas no foro militar.

2005: - 26 setembro: Retomado o julgamento contra Abimael Guzmán e outros onze membros do comitê central após o fracasso do ano anterior por desaven.
Perguntas interessantes