História, perguntado por Kaka2911, 1 ano atrás

Quais são os principais desdobramentos políticos da Reforma Protestante na Suíça e na Inglaterra???

Soluções para a tarefa

Respondido por Sooooll
6

A reforma não foi somente uma reforma religiosa, mas também politica, econômica e social, e não surgiu simplesmente da mente de uma meia dúzia de religiosos, de uma hora para outra. Ela foi o resultado de décadas de insatisfação crescente com as doutrinas e as práticas da igreja católica, sobretudo nos povos que não habitavam a Itália, além do desfecho de um longo processo de crítica filosófico-teológico que se gestava entre  intelectuais no interior das universidades e da própria igreja.Antes do renascimento não era crime, punivel com a fogueira, fazer críticas à igreja. Somente quando estas críticas transbordaram os muros das universidades, alcançando as ruas das nascentes cidades, é que a situação se tornou impossível de ser tolerada pela igreja, pois aí a crítica intelectual se tornou crítica social e política. 

A reforma foi um dos acontecimentos mais importantes da modernidades, só sendo superada pelas revoluções burguesas dos séculos 17 e 18. Ela mesma foi uma das condições para a eclosão destas revoluções, sendo que na Inglaterra a participação dos protestantes de origem calvinista foi determinente para a revolução inglesa, na luta contra o absolutismo. Mais do que isso, na Inglaterra a revolução começou dentro das igrejas, com os "pastores pregando contra o rei do alto dos púlpitos", como diz Hobbes, testemunha ocular dos acontecimentos. 

Lutero não inventou a reforma, e nem mesmo a iniciou somente por causa das indulgências. A prática das indulgências já era condenada por membros das altas herarquias da igreja, como Erasmo, e nem por isso foram perseguidos ou iniciaram uma guerra contra a igreja. Lutero foi o gênio, intelectual e político, que sintetizou todo o descontetamento religioso e social e o aglutinou na reforma. 

Perguntas interessantes