Quais são os principais campos de atuação da geografia moderna? Aponte qual desses campos, se
torna responsável por fazer uma análise da atual conjuntura em que estamos vivendo na pandemia da
COVID-19.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Geografia é uma ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas. O homem sempre teve uma curiosidade aguçada a respeito dos lugares onde desenvolvem as relações humanas e as do homem com a natureza, principalmente com o intuito de alcançar seus interesses.
O conhecimento da terra e de todas as dinâmicas existentes configura como um objetivo intrínseco da ciência geográfica. Essa tem seu início paralelo ao surgimento do homem, no entanto, sua condição de ciência ocorreu somente com o nascimento da civilização grega, na qual existiam pensadores que nessa época englobavam diversos conhecimentos de distintos temas, dentre eles Pitágoras e Aristóteles que já tinham convicção acerca da forma esférica do planeta.
A Geografia recebe diversos significados: de uma forma genérica dizemos que geo significa Terra e grafia, descrição, ou seja, descrição da Terra. Essa descreve todos os elementos contidos na superfície do planeta como atmosfera, hidrosfera e litosfera que compõe a biosfera ou esfera da vida (onde desenvolve-se a vida), além da interação desses elementos com os seres vivos.
O estudo da Geografia em sua fase inicial focaliza somente os elementos naturais, mais tarde, pesquisas unindo aspectos físicos com sociais foram estabelecidas, referentes à ação antrópica sobre o espaço natural. A partir desse momento teve início também o estudo sistemático das sociedades, tais como a forma de organização econômica e social, a distribuição da população no mundo e nos países, as culturas, os problemas ambientais decorrentes da produção humana, além de conhecer os recursos dispostos na natureza que são úteis para as atividades produtivas (indústria e agropecuária). Assim, o estudo geográfico conduz ao levantamento de dados sobre os elementos naturais que atingem diretamente a vida humana como clima, relevo, vegetação, hidrografia entre outros.
A Geografia moderna tem como precursor Humbold, que baseava no empirismo; posteriormente surgiram diversos outros pensadores que agregaram conhecimentos e conceitos distintos que serviram para o enriquecimento da ciência.
Algumas especialidades da ciência Geográfica:
Geografia Física: focaliza-se no estudo das características naturais, como clima, vegetação, hidrografia, relevo e os impactos decorrentes da exploração.
Geografia Humana: tem como objetivo o estudo da dinâmica populacional e suas particularidades.
Geografia Econômica: estudo de todas as relações econômicas realizadas no mundo e seus fluxos.
Geografia Cultural: focaliza a atenção para a identidade cultural das pessoas e dos lugares.
Geografia Política: estudo das relações do poder político e seus resultados.
Geografia Médica: realiza mapeamento de focos de doenças e sua distribuição no espaço geográfico.
As primeiras descrições consideradas como geográficas foram oriundas de registros de viajantes e comerciantes.
Explicação:
Todas as cidades, estados e nações já possuem inúmeros dados e informações de muito valor. São milhares de dados: sociais, demográficos, culturais, econômicos. Estão em números absolutos, relativos, taxas, percentuais.
Em uma pandemia, são ainda produzidos mais milhares de dados, em curto espaço de tempo. Contudo, é preciso organizá-los, interpretá-los e disponibilizá-los em tempo real para que possam ser utilizados de forma assertiva pelos gestores para a tomada de decisão.
O trabalho com esses dados, de forma a georreferenciá-los, permitindo a visualização em mapa e a melhor compreensão de um fenômeno, para entender os padrões espaciais que dele se depreendem, é suportado pela Geografia.
O que a Geografia traz para esse cenário?
A ciência geográfica é o estudo do espaço produzido pela relação entre homem e meio. Sendo assim, trata-se de uma ciência fundamental para atuar nesse momento em que ocorre a maior pandemia dos últimos 100 anos.
Por meio da Geografia, podemos identificar vários fatores que concorrem para a deflagração e dispersão da pandemia. Entre eles, podemos calcular pontos de origem, epicentros e fazer análises locais, regionais e globais de impacto e previsões.
Por isso, é seguro dizer que todos os estudos que saem, diariamente, desde o início do fenômeno, dependem, de alguma forma, do trabalho de geógrafos e especialistas em geoprocessamento.