História, perguntado por EEVEEplays, 1 ano atrás

quais são os principais aspectos dos povos mesopotâmios


EEVEEplays: não cara tem que ser os PRINCIPAIS aspectos não o texto

Soluções para a tarefa

Respondido por Alves20171
2
mesopotâmicos, assírios, babilônios, sumérios, Babilônia, Código de Hamurabi, Escrita Cuneiforme, Zigurate, Jardins Suspensos da Babilônia, Torre de Babel, economia, arquitetura, arte, administração, caldeus.

Alves20171: As principaisatividades econômicas da Mesopotâmia eram: A agricultura. Era base da Economia.
Respondido por anajuliaflorde
0
HISTÓRIA›HISTÓRIA ANTIGAPovos da Mesopotâmia
CompartilharEmail

A população da Mesopotâmia foi constituída por dois grupos principais, os sumérios e os acádios há cerca de 3 mil anos a.C.

A partir deles se formaram todos os povos que marcaram os reinos que ficaram conhecidos como Primeiro Império Babilônico e Segundo Império Babilônico.

Sumérios

Os sumérios eram os responsáveis pelos primeiros templo e por palácios monumentais. Também foram os responsáveis pelas primeiras cidades-estado e partiu desse povo os estudos ancestrais da escrita no período compreendido entre 3,1 mil e 3 mil anos a.C.

Os registros apontam sinais da escrita pictográfica, que pode ser lida em qualquer idioma. Por exemplo, um pictograma de uma flecha vai representar sempre o mesmo.

Mais tarde, os sinais foram adaptados para representar os sons fonéticos. Embora não tenham sido unicamente os primeiros a buscar a representação gráfica das palavras e sons, os sumérios influenciaram de maneira significativa a escrita atual.

A língua suméria é considerada um aglutinador de linguagem e não tem relação com qualquer outro idioma. Estudiosos apontam uma relação da língua suméria com os idiomas falados no norte da Índia, mas as comprovações ainda são base de pesquisa.

Entre as muitas invenções dos sumérios estão os selos cilíndricos, confeccionados em argila molhada e usados para identificar envelopes, cerâmicas e tijolos. A invenção demonstra a clara necessidade de organização dentro das grandes cidades.

Os cilindros também traziam a necessidade de confirmação de encomendas, o que aponta para o controle do crescimento geográfico dos centros urbanos.

A origem dos sumérios é desconhecida. Esse povo não foi o primeiro a habitar a Mesopotâmia e não estava lá há 4 mil anos a.C. A agricultura, por exemplo, não foi descoberta por eles, mas adaptada, bem como as técnicas de domesticação de animais.

Embora não a tenham inventado, os sumérios foram os primeiros a utilizar instrumentos confeccionados em metal para o manuseio agrícola. Também aperfeiçoaram técnicas de plantio, como o arado e aprenderam a trabalhar o couro.

Leia também os artigos: Civilização Mesopotâmica e História da Escrita.

Acádios

Os acádios eram um povo seminômade que vivia no oriente da Mesopotâmia. Seus movimentos migratórios eram definidos pela busca de pastos e pelas estações do ano.

Os principais registros dos acadianos, que eram analfabetos, foram deixados pelos sumérios. A presença dos acadianos na Mesopotâmia ocorre em consonância com os sumérios.

Os sumérios, contudo, foram dominados pelos acadianos, que conquistaram a Mesopotâmia entre 2550 a.C. e 2300 a.C., sob a liderança do rei Sargão I.

Os acádios dominavam instrumentos bélicos sofisticados para a época, como o arco e flecha, além de lanças e obtiveram êxito contra os sumérios.

Tendo a Mesopotâmia sob domínio, os acádios formaram o primeiro império da região, e reinaram até 2150 a.C. quando o povo de origem asiática, os Guti, os conquistaram.

O domínio da Mesopotâmia foi retomado pelos sumérios, posteriormente, mas disputas internas enfraqueceram o reino, que foi tomado pelos amonitas em 2000 a.C.

Amonitas

Os amonitas se estabeleceram na região centro-sul da Mesopotâmia e, sob o comando de Hamurabi, fundaram o Primeiro Império Babilônico.

Hamurábi conseguiu conquistar toda a baixa Mesopotâmia a partir de 1792 a.C. e somente no século 18 a.C. a região foi unificada.

Hamurábi passa a estabelecer regras sociais e econômicas e elabora as leis que ficaram conhecidas como o "Código de Hamurabi".

O código é baseado na "Lei de Talião" - olho por olho, dente por dente – e estabelecia que a punição merecia castigo idêntico ao da contraversão.

Além do rígido código de conduta, o Império Babilônico foi marcado pelo apogeu da economia da região. Havia, contudo, limites que prejudicavam o sistema, como o fato de os cargos serem hereditários e a existência da escravidão.



EEVEEplays: não tem que ser os PRINCIPAIS aspectos não o texto
Perguntas interessantes