Biologia, perguntado por vitoria00745, 1 ano atrás

Quais são os possíveis impactos que o tucunaré pode provocar nas bacias pantaneiras?

Soluções para a tarefa

Respondido por meyemail
19

Tucunaré: um invasor que ameaça espécies da Bacia do Pantanal

explicação:O Tucunaré é um peixe originário da Bacia Amazônica que tem deixado pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em estado de alerta, desde que detectado seu avanço no Rio Paraguai, na região de Cáceres (a 220 km de Cuiabá). A espécie exótica foi introduzida na região por meio de criatórios, cujas represas se romperam.

O Tucunaré é um peixe originário da Bacia Amazônica que tem deixado pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em estado de alerta, desde que detectado seu avanço no Rio Paraguai, na região de Cáceres (a 220 km de Cuiabá). A espécie exótica foi introduzida na região por meio de criatórios, cujas represas se romperam.De acordo com o professor doutor em Ecologia, Wilkinson Lopes Lázaro, que coordena o projeto e iniciou os trabalhos em 2018, os pesquisadores têm estudado os efeitos da presença do invasor no próprio Rio Paraguai.

O Tucunaré é um peixe originário da Bacia Amazônica que tem deixado pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em estado de alerta, desde que detectado seu avanço no Rio Paraguai, na região de Cáceres (a 220 km de Cuiabá). A espécie exótica foi introduzida na região por meio de criatórios, cujas represas se romperam.De acordo com o professor doutor em Ecologia, Wilkinson Lopes Lázaro, que coordena o projeto e iniciou os trabalhos em 2018, os pesquisadores têm estudado os efeitos da presença do invasor no próprio Rio Paraguai.Segundo Wilkinson, há relatos da presença do tucunaré há pelo menos 30 anos atrás no Córrego Padre Inácio, mas no rio Paraguai, a presença dele é recente.

“Nós estamos trabalhando com duas linhas de investigação: a de que o tucunaré esteja utilizando o rio como corredor para chegar às baías, ou de que ele esteja sofrendo uma adaptação comportamental para viver nas águas do Rio Paraguai, que é mais turva do que as que a espécie normalmente habita”.

resposta:Sobre possíveis impactos, o pesquisador explica que ainda não dá para mensurá-los. “Mas o fato de se tratar de um predador que não tem um período único de reprodução, podendo se reproduzir até três vezes por ano, além de ser territorialista e defender fortemente seus filhotes, mostra que ele pode se tornar uma ameaça a diversas espécies de peixes”.Além disso, como explica o professor, o tucunaré come outros peixes que se aproximam dos seus filhotes. “Não porque esteja com fome, mas come para eliminar a competição com a cria dele”.

Respondido por fernandalarissa27
8

Resposta:

Explicação:

A presença do tucunaré na Bacia do Pantanal pode ser danosa. Os pesquisadores alertam principalmente, para os riscos da perda da biodiversidade, isso porque na Bacia do Pantanal ele não tem um predador natural como garças, alguns felinos, o hábito alimentar da população, e alguns peixes.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes