quais sao os possiveis destinos da chuva, do granizo e da neve que se precipitam da atmosfera?
Soluções para a tarefa
Resposta:
recipitações atmosféricas surgem quando o ar atmosférico está saturado de vapor de água e não consegue absorver mais vapor. Temos, então, as precipitações na forma de chuva, neve, granizo, névoa, orvalho e geada.
Chuva
A chuva é a queda de gotas de água da atmosfera à superfície. Ocorre quando inúmeras gotículas de água se juntam, formando nuvens. Quando as mesmas tornam-se mais pesadas, caem, por não conseguirem mais se manter flutuando no ar.Formas de ocorrência:
A umidade relativa do ar sobre o mar é muito grande e o vento carrega essa umidade para outras regiões. Com esse movimento, as gotículas de água das nuvens se juntam, formando gotas maiores, mais pesadas e que se precipitam na forma de chuva.
O vento conduz a umidade de um lugar para outro e, quando este encontra uma barreira montanhosa, sobe. Ao subir, ocorre um maior resfriamento, sucedendo a precipitação de grandes gotas de água.
No encontro entre duas massas de ar, uma quente e outra fria, ocorre a queda de temperatura na região do encontro e caem chuvas fortes, que param pouco depois que a frente passa.Granizo
O Granizo, conhecido como “chuva de pedra”, é o resultado da precipitação de gotas de água que, ao atravessarem uma camada muito fria de ar, solidificam-se e caem, na forma sólida (pedras de gelo).
O granizo é produzido no interior de nuvens de tormenta, quando o vento sobe com grande rapidez e encontra uma camada de ar muito fria. Os fragmentos de granizo são lançados para cima, voltam a cair e congelam-se e descongelam-se diversas vezes. Por esse motivo, são muito duros e, às vezes, atingem um tamanho considerável.
É um fenômeno característico das “tempestades de verão”, sendo, como as geadas, prejudiciais à agricultura e à pecuária.Neve é o nome que se dá aos cristais de gelo que se formam quando o vapor de água nas nuvens se congela. É produzida quando a temperatura é muito baixa. Em certas situações, os cristais de gelo das nuvens se unem em flocos e, quando aumentam de tamanho e peso, caem até a superfície.
A neve sempre aparece na forma de minúsculos cristais de seis faces. Mas os cristais não são exatamente iguais. Às vezes eles são achatados, às vezes têm a forma de agulhas compridas. Os cristais de gelo se unem com frequência para formar pelotas de neve de mais de 2,5 cm de espessura.
A névoa é a condensação de minúsculas gotas de água no ar próximo ao solo. Pode ser desde uma simples bruma ou neblina até uma névoa densa, que dificulta extraordinariamente a visão.
É um fenômeno que ocorre quando o ar mais quente e úmido das zonas próximas ao solo, ou aquele que está situado acima da água de um rio ou do mar, encontra-se com uma massa de ar frio descendente. O vapor de água é, então, rapidamente condensado com a formação das gotas da névoa.
Esse fenômeno é frequente nas situações de anticiclone, quando o ar frio desce, estabiliza-se e dificulta os movimentos ascendentes. Como consequência, anticiclones evitam a formação de nuvens de chuva. É também muito habitual em algumas regiões tropicais, onde existem selvas muito úmidas, em zonas montanhosas, às quais chega ocasionalmente o ar frio.O ar sempre contém certa quantidade de vapor de água. Se a noite é suficientemente fria, o vapor se condensa formando gotículas de água sobre o solo e sobre as plantas. Essas gotas se mantêm durante a manhã e são denominadas orvalho.
Se essa mesma condensação ocorre quando a temperatura está abaixo de 0 °C, forma-se a geada branca. Nesse caso, a água se condensa e se congela sobre a superfície das plantas, das rochas e do solo. Em situações muito frias, a geada branca pode converter-se em geada. Nessas ocasiões, os campos podem aparecer cobertos por um manto branco semelhante à neve. Trata-se de um fenômeno muito prejudicial para as lavouras.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/26433630#readmore