Ed. Física, perguntado por yzygabriellydasilval, 4 meses atrás

QUAIS SÃO OS POSICIONAMENTO DOS JOGADORES NO CURLING?​

Soluções para a tarefa

Respondido por ipcrochafilho
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Resposta:

Cada equipe é composta por quatro jogadores. Cada jogador lança duas pedras em cada "turno" chamado end, alternando com a equipe adversária. As equipes devem informar, antes da partida, a ordem dos lançadores, bem como os nomes do capitão e do vice-capitão, devendo usar a mesma rotação durante toda a partida. Se um jogador não puder iniciar uma partida, a equipe pode jogar com três jogadores (com os dois primeiros lançando três pedras cada) ou um reserva pode ser escalado. Se houver uma contusão durante a partida, a equipe pode substituir o jogador machucado ou continuar jogando com três atletas. Nos casos em que não há substituição, o jogador ausente pode entrar (ou retornar) ao jogo em qualquer início de end.

Durante o lançamento de uma pedra, o capitão fica dentro da casa. Se o capitão for o lançador será o vice-capitão quem fica dentro da casa. Os outros dois devem estar a postos para o processo de varrição. Os atletas da equipe adversária devem ficar parados, podendo o capitão se posicionar dentro da pista e o lançador se posicionar próximo ao bloco de apoio da extremidade em que os lançamentos são feitos. Nenhum jogador pode interferir diretamente na trajetória das pedras nem distrair os jogadores adversários.

O lançamento das pedras deve ser feito a partir dos blocos de apoio, devendo os lançadores destros se apoiarem no bloco da esquerda e os canhotos no bloco da direita. Caso o lançamento seja feito com apoio no bloco errado a pedra deve ser imediatamente removida. No ato do lançamento, a pedra deve estar claramente solta da mão do lançador antes de ultrapassar a hog line próxima deste (veja a representação da pista), sendo removida a que infringir a regra. Em competições, as pedras possuem um dispositivo interno que acende pequenas luzes na alça após o lançamento, verde se não houver uma violação desta regra e vermelha se o lançador não soltar a pedra antes da hog line.

Antes do lançamento, o capitão indica com sua vassoura a posição na casa em que deseja que a pedra pare e define o "peso" da pedra (uma pedra com muito peso gira menos e vai mais longe). Após definir a estratégia do lançamento, o capitão posiciona sua vassoura como uma mira para o lançador (uma posição diferente da de destino, por levar em conta o giro da pedra).

Para efetuar a ação, o lançador se impulsiona no bloco do apoio e desliza a pedra até a hog line, girando-a levemente antes de soltá-la, fazendo com que ela descreva uma parábola antes de parar.

Um lançamento possui quatro elementos fundamentais: posicionamento, timing, equilíbrio e soltura. Há, de modo geral, três tipos de lançamento: guardas (pedras posicionadas entre a hog line e a casa com o objetivo de "esconder" outras pedras, dificultando sua retirada), draws (pedras lentas e de maior precisão, lançadas para se posicionarem em um local exato) e takeouts (pedras rápidas lançadas com o objetivo de retirar uma ou mais pedras adversárias).

A Zona de Guarda Livre é o nome dado à região compreendida entre a hog line e a tee line (excluindo a área da casa). Antes do lançamento da quinta pedra de um end, as pedras nesta Zona não podem ser retiradas do jogo, embora possam ser movidas. A regra da Zona de Guarda Livre foi introduzida em 1991, durante um torneio realizado na cidade de Moncton, Canadá, e, por isso, é conhecida como "Regra Moncton". O objetivo principal é evitar a previsibilidade de um end, já que, sem a obrigatoriedade de manter estas pedras em jogo, uma equipe poderia escolher retirar todas as guardas da equipe adversária (através de takeouts), tornando a partida enfadonha.

A varrição no curling é feita por duas razões: para aumentar a temperatura do gelo até o ponto de fusão, fazendo com que o coeficiente de atrito entre a pedra e a superfície (agora líquida) diminua e aquela perca velocidade mais lentamente, atingindo um ponto mais distante do que atingiria se deslizasse sobre o gelo, e para influenciar a curva (parábola) feita pela pedra.

Segundo as regras, a ação deve ser feita lateralmente (movimento paralelo às hog lines). Uma pedra parada só pode sofrer efeito da varrição após entrar em movimento (ao ser atingida, direta ou indiretamente, por uma pedra lançada). Não há limite de varredores para as pedras antes da tee line. Após esta, entretanto, apenas um jogador pode varrer. Qualquer membro da equipe que fez o lançamento pode varrer uma pedra adversária, desde que o faça sozinho e apenas quando a pedra ultrapassar a tee line. Da outra equipe (a que não fez o lançamento), apenas o capitão ou o vice-capitão podem varrer uma pedra adversária.

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