Quais são os pontos positivos e negativos da criação extensiva?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vantagens da Pecuária Extensiva: Baixa necessidade de investimentos,Ideal para o Gado de Corte.
Desvantagens: Maior trabalho para Gestão do Gado,Baixa produtividade e degradação, Suplementação Mineral.
Explicação:
Baixa necessidade de investimentos
Por ter uma grande área para pastoreio, os animais podem retirar os insumos da própria terra. Se torna, assim, mais barata que a Pecuária Intensiva.
Ideal para o Gado de Corte
O rebanho destinado para o Gado de Corte precisa de liberdade e espaço. A pecuária extensiva supre essa necessidade, além de ser mais barata.
Maior trabalho para Gestão do Gado
Por ter o gado espalhado em uma extensão muito grande e com muita liberdade, é difícil conseguir controlar os animais e fazer análises sobre o processo produtivo. Hoje, alguns softwares, como o da BovControl, ajudam nesse monitoramento. A falta desse controle está diretamente relacionada à baixa produtividade desse tipo de atividade.
Baixa produtividade e degradação
A lucratividade na pecuária extensiva é relacionada ao tamanho da área utilizada, não na maximização dos resultados. Deixando o gado solto, sem muito controle, poupa-se dinheiro. Uma das consequências da prática da pecuária extensiva é a degradação do ambiente. Segundo a Embrapa, a densidade de cabeças de gado bovino no Brasil é de 1 cabeça por hectare.
Suplementação Mineral
As forragens não têm todos os minerais necessários para a nutrição animal. Para suprir essa falta de minerais, é necessário ter cuidado com a suplementação do gado. Esse cuidado pode dar muito trabalho e aumentar os custos da criação. O processo de silagem, mesmo sendo usado em alguns casos na pecuária extensiva, é muito mais comum na pecuária intensiva.