Quais são os períodos históricos da Roma antiga? * 5 pontos A)Clássico, médio e tardio. B)República, Império e Democracia. C)Tardio, Arqueano e Éon. D)Clássico, apogeu e esplendoroso. E)Monarquia, República e Império.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e)
EXPLICAÇÃO:
A história política da Roma foi dividida em três períodos:Monarquia ou Realeza (753-509 a.C.)República (509-27 a.C.) e Império (27 a.C.-476 d.C.).Cada período da história romana possui características próprias ,que demonstram a evolução socioeconômica e política dessa sociedade.
Resposta: Letra E
Explicação: A forma de governo adotada em Roma até o século VI a.C. foi a MONARQUIA. Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina.
Esse período foi marcado pela invasão de outros povos (etruscos) que durante cerca de 100 anos, dominaram a cidade, impondo-lhe seus reis. Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco , e fundaram uma República. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar.
REPÚBLICA
No início da República, a sociedade romana estava dividida em 4 classes: Patrícios, Clientes, Plebeus e Escravos. A decadência política, social e econômica, fez com que a plebe entrasse em conflito com os patrícios, essa luta durou cerca de 200 anos
IMPÉRIO . Após vários conflitos, Julio César tornou-se ditador e apoiado pelo exército e pela plebe urbana, . Tornou-se Pontífice Máximo e passou a ser: Ditador Perpétuo e Censor vitalício (podia escolher senadores), além de comandar o exército em Roma e nas províncias.
Tantos poderes lhe davam privilégios: sua estátua foi colocada nos templos e ele passou a ser visto como um deus (Júpiter Julius).Com tanto poder começou a realizar várias reformas e conquistou enorme apoio popular.
Acabou com as guerras civis
Construiu obras publicas
Obrigou proprietários a empregar homens livres
Reformou o calendário dando seu nome ao sétimo mês
Introduziu o ano bissexto