Artes, perguntado por Nicolly01234, 10 meses atrás

Quais são os passos onde o teatro pode acontecer? Por quê? AJUDEMM PFVVV!!


Nicolly01234: ..

Soluções para a tarefa

Respondido por lisafofa
6

O teatro é um lugar aonde as pessoas vão para assistir a espetáculos, geralmente apresentados em um palco. A palavra “teatro” também se refere à arte de representar, ou encenar, ao vivo. A forma mais comum de representação no palco é a peça teatral, uma história que é encenada para uma plateia. Há também produções teatrais que utilizam outros elementos além da história: música, marionetes, números de circo, de ópera ou de balé e outras variedades de dança.

A parte mais importante de um teatro, como casa de espetáculos, é o palco. A encenação acontece na parte da frente do palco, conhecida como proscênio. O palco costuma ser retangular, com um lado aberto, de frente para o público. A plateia assiste à produção que se desenvolve no palco como se estivesse enxergando através da parede de uma sala. Alguns teatros têm um palco que avança parcialmente sobre a plateia. O público ocupa três lados da seção projetada desse palco. Já no chamado teatro de arena, também conhecido como anfiteatro, o público se dispõe em torno do palco, pois ele fica no centro.

Outras partes importantes do teatro são os bastidores e os camarins. Há também uma cabine na qual técnicos controlam a iluminação e o som.

Montar uma peça de teatro é um trabalho de equipe. Muitas pessoas trabalham juntas, e cada uma tem sua função. Em uma peça, os papéis mais visíveis são os dos atores. As pessoas principais que trabalham nos bastidores são o produtor e o diretor. O produtor é o principal responsável pelo financiamento da peça. É ele quem busca patrocínios e administra o dinheiro para a montagem. O diretor é quem decide como a peça será encenada, e isso envolve dirigir o trabalho dos atores e da equipe técnica que trabalha nos bastidores. O diretor também comanda os ensaios. Um dramaturgo escreve o roteiro ou o texto da peça, que contém a história e as falas dos atores.

O diretor de cena cuida de toda a atividade dos bastidores durante a produção. O cenógrafo cria os cenários e a mobília. O aderecista cuida dos objetos pequenos, ou adereços, usados no palco. Os técnicos de luz iluminam o palco, enfatizando determinadas ações e diálogos ou criando um clima específico. O maquiador e o figurinista ajudam os atores a ter a aparência adequada para seus papéis. O divulgador faz a propaganda do espetáculo, para atrair o público.

No Japão, no século XIV, surgiu um tipo de teatro chamado nô. As peças do teatro nô utilizam palavras, música e dança para narrar lendas. Homens ou meninos representam todos os papéis, incluindo os dos personagens femininos. Os atores não representam as cenas — em vez disso, usam seus movimentos e sua aparência como símbolos para sugerir a história. As peças do teatro nô são encenadas sobre um palco projetado. Ele tem quatro pilares e é coberto por um telhado curvo, semelhante ao de um templo.

O Renascimento (séculos XIV a XVI) foi um período de intensa produção artística na Europa. Os grandes teatros erguidos nessa época criaram o modelo seguido pelos teatros de hoje. Os espetáculos grandiosos encenados neles eram geralmente voltados às classes altas. O povo comum ia assistir a grupos de atores ambulantes que apresentavam espetáculos de entretenimento cômico ao ar livre.

No final do século XV, muitos teatros foram abertos em Londres, na Inglaterra. O mais famoso deles foi o Teatro Globe, onde William Shakespeare encenou muitas de suas peças. No Globe, o palco se projetava até a metade de um pátio aberto. O povo comum assistia às peças em pé no pátio. Os membros mais ricos do público ocupavam assentos. Na época de Shakespeare, mulheres não atuavam no teatro. Os personagens femininos eram representados por homens ou meninos que se vestiam de mulher, como no teatro nô japonês.

O teatro moderno

Um novo tipo de drama chamado cabúqui surgiu no Japão no século XVII, destacando o canto, a dança e a mímica (movimentos sem palavras). Os atores em uma peça de teatro cabúqui usam figurinos e maquiagens elaborados e empregam gestos estudados para expressar emoções fortes. O teatro cabúqui é encenado sobre um palco com plataforma projetada. Ela é estreita e elevada, estendendo-se no meio da plateia desde o palco até o fundo do teatro. Os atores usam a plataforma para dançar e fazer entradas e saídas de cena importantes. O cabúqui foi criado por uma dançarina, mas a partir da década de 1650 os atores passaram a ser exclusivamente homens.

Perguntas interessantes