Ed. Física, perguntado por vtharlla, 9 meses atrás

quais são os países que mais estiveram influência nas danças brasileiras?​

Soluções para a tarefa

Respondido por mfluan05
1

Olá,

Expressões artísticas que contribuem para a cultura do país

As danças brasileiras surgiram da fusão das cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial. No Brasil, muitas tiveram grande destaque e se tornaram atrações populares, como as danças folclóricas, por exemplo.

As danças brasileiras são datadas em diferentes períodos e estão difundidas em cada região do país. As mais conhecidas nacional e internacionalmente são o Samba e o Frevo. Por conta dessa grande gama de movimentos artísticos o Guia Enem reuniu as principais danças brasileiras. Confira:

Maracatu

Estima-se que o Maracatu teve início no Brasil por volta de 1700 e quem o trouxe foram os portugueses. De origem afro-brasileira, essa expressão artística é uma das danças folclóricas mais conhecidas do país. O forte som dos seus grandes tambores, chamados de alfaias, além da zabumba e das ganzas, marcam o Maracatu. Muito presente na cultura pernambucana, especialmente nas cidades de Recife, Olinda e Nazaré da Mata, a dança mistura coreografias e teatro, acompanhada por músicos e dançarinos.

As figuras que representam essa dança folclórica são o rei, a rainha, a dama-de-honra da rainha, dama-de-honra do rei, príncipe, princesa, dama-de-honra do ministro, ministro, dama-de-honra do embaixador e embaixador etc. O Maracatu ainda conta com a figura do duque, duquesa, conde, condessa, quatro vassalos, quatro vassalas, três calungas, três damas-do-paço, porta-estandarte, escravo, figuras do tigre e do elefante, guarda coroa, corneteiro, baliza, secretário, lanceiros, brasabundo, batuqueiros, caboclos e baianas.

O Maracatu tem um forte apelo religioso, mas com o passar do tempo as irmandades foram perdendo força e a manifestação passou a acontecer durante o Carnaval, principalmente em Recife.

Maneiro-Pau

Alguns historiadores consideram que a origem da dança tem influências árabes e outros autores justificam a influência africana. No Brasil, o Maneiro-Pau é uma dança brasileira que surgiu na época do cangaço, na região do Cariri, no Ceará. Essa manifestação artística tem semelhanças musicais com a capoeira. Dançado somente por homens, os passos são realizados em rodas, acompanhados de pequenos pedaços de madeira que seguram nas mãos. Os homens batem esses paus no chão formando o ritmo da dança. Durante a coreografia, é muito comum alguns dançarinos duelarem enquanto outros batem no chão para manter o ritmo e o som.

Caninha Verde

A Caninha Verde é uma dança de origem portuguesa implantada no Brasil no período do Ciclo do Açúcar. A manifestação adquiriu forte notoriedade na região sudeste, no estado do Rio de Janeiro. A dança acontece em duas rodas, uma de homens e outra de mulheres, que cantam e bailam em sentido oposto e trocam de lugar, sem ter contato físico, formando novos pares. As músicas não possuem refrão e são cantadas de improviso por dois violeiros.

Bumba Meu Boi

O Bumba Meu Boi é uma das danças brasileiras folclóricas mais famosas que mistura dança, música e teatro. Segundo alguns autores, a manifestação artística teve origem na cultura europeia, já outros consideram que a dança sofreu influências africana e indígena. No Brasil, é tradição da região norte e região nordeste. É muito comum fantasias bem coloridas, como a figura do boi, por exemplo, feita de madeira, revestida por tecidos bordados, na forma de um touro. O homem que veste a fantasia do Bumba Meu Boi é chamado de "miolo do boi”.

O enredo da história do Bumba Meu Boi depende de região para região, com algumas alterações. A história que é representada através da dança e da cantoria sobre a mulher de um vaqueiro que está grávida e tem o desejo de comer a língua de um boi. O vaqueiro, pronto para atender a vontade de sua mulher, rouba o boi de um fazendeiro. Muito apegado ao boi, o fazendeiro movimenta outros personagens auxiliares na história na busca pelo seu animal. Na maioria das apresentações o boi morre, mas depois ressuscita.  

Outros exemplos:

  • Frevo
  • Fandango
  • Carimbó
  • Samba
  • Danças Folclóricas

Espero ter ajudado!

Bons estudos!

Perguntas interessantes