Quais são os países que encontram-se como candidatos a ingressar no bloco da UE?
Soluções para a tarefa
A Croácia fez o seu pedido de adesão à UE em 2003. A Comissão Europeia recomendou torná-la candidata oficial em 18 de Junhode 2004. As negociações começaram em 2005. Já foi aceito e assinado por todos os países membros a entrada da Croácia para o bloco. Em 2012, um referendo foi aprovado pela população croata garantindo sua entrada para o grupo, essa está prevista para julho de 2013.
A República da Macedônia pediu o estatuto de candidata em Janeiro de 2004. Em 2005, as conversações começaram a ter lugar. Os Macedonios terão que resolver os problemas que ainda tem com a Grécia, e os mesmos problemas com os albaneses da mesma forma que outra candidata a Sérvia, o governo macedônio pensa poder juntar-se à união entre 2010 e 2015.
A Turquia viu reconhecido o seu estatuto de candidata em 1999, é um membro associado desde 1963, mas as negociações não foram iniciadas graças uma complexa problemática relacionada direitos humanos e o envolvimento militar em assuntos políticos turcos. Muitos críticos na União Europeia questionam a entrada da Turquia, e se esta é um país europeu ou não. A pressão dos Estados Unidos para que a Europa aceite a Turquia (aliado muçulmano dos Norte-Americanos) no bloco,mudou a opinião de muitos europeus e estes começaram a ver a soberania europeia ameaçada com essa intromissão nos assuntos internos e discordaram da entrada da Turquia. Ao contrário de todos os outros países da UE que são cristãos, a Turquia é um país muçulmano, e isto tem sido alegado pelos turcos como o motivo pela sua não aceitação na União. No entanto, devido a situação religiosa na Europa atual, é muito improvável. Devido a todos estes fatores, analistas políticos a previsão é de que a Turquia entre na União Europeia em 2015, outros prevêem que entre em 2020 ou nem sequer entre.