Ed. Física, perguntado por sarabondade391, 2 meses atrás

Quais são os países pioneiros do futebol aquático?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasvieiracunhafran
0

Resposta:

De novo a Praia de Santa Luzia, em “Rio, Cidade Sportiva” já citada em outras ocasiões (ver “O Hotel Central e os banhos de mar“, “Braços fortes: o remo e a celebração da cidade moderna“, “Sítios sportivos: a Praia de Santa Luzia“). Essa parte do litoral carioca, localizada bem no centro da cidade, foi mesmo um dos locais pioneiros da prática esportiva no Rio de Janeiro: o hábito dos banhos de mar, ali comuns, acabou por gerar sociabilidades que deram origem a clubes cujos sócios se dedicavam ao remo, à natação e à modalidade-tema de nosso post de hoje: o pólo aquático.

Acima vemos duas fotos do Club de Natação e Regatas, fundado em 1896, cuja sede se localizava na Rua de Santa Luzia. Foram sócios dessa agremiação, já envolvidos com o remo e com a natação, alguns dos primeiros a protagonizar os pioneiros jogos de pólo aquático no país, uma modalidade que na Europa, por vezes chamada de rugby ou futebol aquático, já atraía grande público e envolvia muitos praticantes, tendo inclusive feito parte da programação dos Jogos Olímpicos desde a edição de 1900 (Paris), o primeiro esporte coletivo a integrar esse evento.

Como podemos ver na imagem acima, um flagrante de uma partida disputada nos Jogos Olímpicos de 1900 (Paris), o pólo aquático era jogado no mar ou em rios, com um material ainda improvisado (pelo menos se compararmos ao atual).

No caso do Rio de Janeiro, depois de muitos jogos disputados na Praia de Santa Luzia, as partidas começaram a ser realizadas na Urca, na Praia Vermelha e na Praia da Saudade, notadamente após 1908, quando o bairro começou a se consolidar por ter recebido importantes obras de urbanização ligadas à Exposição Nacional, realizada para comemorar o centenário da abertura dos portos.

as noções de masculinidade e vigor físico, tão comuns nas imagens de homens esportistas difundidas naquele momento. Se o remo já se apresentara como a modalidade ajustada a tal construção simbólica, o pólo aquático a exacerbara, até mesmo porque os choques corporais são comuns nesse esporte que exige grande esforço. Entende-se, assim, o imaginário de violência construído ao redor da prática.

espero ter te ajudado!!

abraços!!

Perguntas interessantes