quais são os órgãos lifoides que
desempenham diferentés funções no sistema linfático
Soluções para a tarefa
- Medula Óssea
- Timo
Órgãos linfoide secundários:
- Linfonodos
- Baço
- Tonsilas
- Agregados de linfócitos e células apresentadoras de antígenos presentes nos pulmões (tecidos linfoides associados aos brônquios)
- Mucosa do trato digestório (tecido linfoide associado ao tubo digestivo), incluindo as placas de Peyer.
Função:
- As principais funções dos órgãos linfoides, como componentes do sistema imunológico, é proteger o corpo contra patógenos ou antígenos invasores (bactérias, vírus, parasitas). A base deste mecanismo de defesa, ou resposta imunológica, é a habilidade de distinguir o próprio (self) do não próprio (nonself) ao organismo. Como os patógenos podem penetrar o corpo por qualquer lugar, o sistema linfoide é amplamente distribuído.
Órgãos linfoides
Há dois tipos de órgãos linfoides de acordo com sua capacidade de produzir ou não linfócitos:
Órgãos linfoides primários – são órgãos onde se originam ou se diferenciam linfócitos : timo e medula óssea hematogênica.
Órgãos linfoides secundários – são órgãos onde os linfócitos existem em grande quantidade e onde exercem importantes funções de reconhecimento de antígenos e de desencadeamento de respostas imunitárias: linfonodos e baço.
Além destes órgãos linfoides, há acúmulos importantes de tecido linfoide no tecido conjuntivo das mucosas do aparelho digestivo, respiratório, urinário. Estes acúmulos são conhecidos pela sigla MALT – mucosa-associated limphoid tissue, isto é, tecido linfoide associado às mucosas.
O MALT, devido à sua situação de maior proximidade e contato com moléculas estranhas ao organismo exerce um papel relevante no reconhecimento precoce destas moléculas. Ao MALT pertencem importantes estruturas como por exemplo as tonsilas, o apêndice cecal e as placas de Peyer.