Matemática, perguntado por NatalyLuciane, 1 ano atrás

quais sao os numeros inteiros, pares, divisores de 20

Soluções para a tarefa

Respondido por Renanicm
2

SÃO OS QUATROS NÚMEROS INTEIROS

2 4 10 20


NatalyLuciane: obrigadaaaa
Respondido por marleynascimento978
1

Resposta:

Explicação passo-a-passo:

Os números e suas propriedades são a base de toda a Matemática. São os números que possibilitam quantificar tudo que está à nossa volta. Vamos repassar alguns dos principais conjuntos numéricos, seus conceitos e suas propriedades.

Conjunto dos números naturais

Os números naturais são os números que utilizamos para contar: 0, 1, 2, 3 etc. Denotamos esse conjunto assim:

N = {0, 1, 2, 3, 4...}

Conjunto dos números inteiros

Aqui entram também os números inteiros negativos: -1, -2, -3 etc. Denotamos o conjunto dos números inteiros por:

Z = {..., -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, ...}

No conjunto dos números inteiros, consideramos as quatro operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Com respeito à operação de multiplicação temos alguns conjuntos especiais.

Conjunto dos múltiplos

Os múltiplos de um número são os produtos formados com esse número são os produtos formados com esse número. Por exemplo, 8 = 2.4, 12 = 3.4, 20 = 5.4 são exemplo de múltiplos de 4. Assim, os múltiplos de inteiro n são os números da forma kn = k.n. Denotamos o conjuntos dos múltiplos de n por:

M(n) = {... -4n, -3n, -2n, -n, 0, n, 2n, 3n, 4n, ...}

Conjunto dos divisores

Os divisores de um número inteiro n são os inteiros de quem n é múltiplo. Por exemplo, 4 é divisor de 20, pois 20 = 5.4. Assim, um número inteiro a é divisor de n se n = k.a. O conjunto dos divisores de n é denotado por D(n) e o conjunto dos divisores positivos de n é denotado por D+(n). Por exemplo,

D(20) = {-20, -10, -5, -4, -2, -1, 1, 2, 4, 5, 10, 20} e

D+(20) = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

NÚMERO PRIMO

Os números primos são "tijolos" que utilizamos para construir os números inteiros com o "cimento" da multiplicação. Chamamos de número primo todo inteiro p>1 que possui exatamente dois divisores positivos, a saber, 1 e p. Algumas observações:

1. Existem infinitos números primos. Essa sequência infinita começa assim: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47, 53, ...

2. O número 2 é o único número par.

3. Um inteiro n > 1 que não é primo é chamado de número composto.

4. O inteiro 1, assim como o 0, não é primo nem composto.

5. Crivo Eratóstenes. O crivo de Eratóstenes (matemático grego do século III a.C) é um critério para determinar se um número n > 1 é primo. O critério estabelece que se n não possui divisor primo menor ou igual a , então n é primo. Esse critério diminui bastante o trabalho para verificar se um número é primo ou não.

O crivo de Eratóstenes (matemático grego de século III a.C.) é um critério para determinar se um número é primo. O critério estabelece que se n não possui divisor primo menor ou igual a , então n é primo. Esse critério diminui bastante o trabalho para verificar se um número e primo ou não.

Exemplo: e os primos 2, 3, 5 e 7 (os primos menores ou iguais a 9,8) não são divisores de 97, logo, pelo crivo de Eratóstenes, concluímos que 97 é número primo!

Fatoração de um número

Uma fatoração de um número inteiro n é uma forma de expressar n como um produto de outros inteiros: . Os inteiros são os fatores. Por exemplo, 20 = 2∙10 e 20 = 4∙5 são fatorações distintas do número 20. No entanto, existe uma fatoração que é a mais importante de todas, é quando os fatores são todos números primos. Essa fatoração é chamada de fatoração primária de n. Por exemplo, 20 = 2∙2∙5=2²∙5 e esta é a fatoração primária de 20. A propriedade da fatoração primária é conhecida por Teorema Fundamental da Aritmética e é descrita a seguir.

Teorema Fundamental da Aritmética

Todo número natural n>1 pode ser escrito como um produto de números primos. Denotamos isso assim: onde são os diferentes divisores primos de n. Uma consequência prática do Teorema Fundamental da Aritmética é essa fórmula para o cálculo do número de divisores positivos de n.

|D_+ (n)|=(+1)∙(+1)∙⋯∙(+1)

Exemplo: O número de divisores positivos de 360=∙∙é igual a (3+1)∙(2+

Perguntas interessantes