História, perguntado por djaloadama359, 6 meses atrás

quais são os movimentos autonomistas na América latina?​

Soluções para a tarefa

Respondido por LUIZINHOOOOX
2

Resposta:

Duas vertentes trabalham o conceito de Terceiro Mundo de modo distinto. A primeira delas, totalmente inserida no contexto da Guerra Fria, propõe uma divisão entre Primeiro Mundo – capitalista –; uma espécie de Segundo Mundo, constituído pelo bloco socialista; e o Terceiro Mundo, reunindo países não alinhados. A segunda interpretação para o termo Terceiro Mundo tende a considerar os países subdesenvolvidos, economicamente dependentes, que têm papel periférico na configuração mundial.

Ambas as hipóteses apresentam alguns problemas. A primeira porque desconsidera a influência que determinados países sofreram de uma ou outra superpotência, colaborando para a manutenção da guerra – constituindo-se como mercado consumidor do bloco capitalista ou do socialista. Na segunda hipótese, a generalização encobre diferenças estruturais entre países enquadrados na mesma categoria, como ao comparar África e América Latina.

Esta é marcada em sua história pela dependência metropolitana em sua época colonial, passando pela “larga espera” com a necessidade do amparo, principalmente inglês, até, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, a intervenção norte-americana consolidada pela Guerra Fria.

O estudo das relações de dependência da América Latina merece ênfase, segundo o sociólogo Otávio Ianni, para conhecer os processos que levaram os países latino-americanos a essa situação, com a perspectiva de mudar tal quadro e atingir a independência de fato. Em oposição a essa visão, Canclini sustenta que culturalmente há uma síntese entre os países, uma fusão de valores, e não uma dominação efetiva.

Diferenças à parte, a conduta que os Estados Unidos assumem após a Segunda Grande Guerra – quando aumenta sua influência sobre a América Latina – transforma-se ao longo dos anos, sempre se relacionando a mudanças políticas internas – como troca de presidentes – e à conjuntura mundial. Essa postura por parte dos Estados Unidos varia; é percebida nas diferentes ações empreendidas na Nicarágua e Argentina, por exemplo: na primeira, houve uma invasão militar direta; na segunda, configura-se numa influência.

Durante o período denominado por Hobsbawm de “Paz Fria”, os norte-americanos utilizaram a “política da boa vizinhança” para manter a subordinação latino-americana. Assim, produziram toda sorte de material propagandístico ou bonequinhos animados em filmes em que a Bahia parece um pedaço do México, entre outras coisas. Nesse período foram feitos investimentos em órgãos que estudam e auxiliam no “desenvolvimento” da América Latina, como o CEPAL e a OEA.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO

Perguntas interessantes
Matemática, 5 meses atrás