História, perguntado por dinizsarah900, 7 meses atrás

quais são os membros das expedições chamadas de bandeiras de pressão que invadiam as aldeias e aprisionavam os indígenas? ajuda povo ​

Soluções para a tarefa

Respondido por ThiagoAndriolli2007
0

Resposta:

As expedições denominadas entradas e bandeiras tiveram como objetivo a captura de índios para o trabalho escravo e a procura por metais preciosos, como ouro, prata e diamante. Logo após a crise do açúcar, iniciada em meados do século XVI, tanto a Coroa portuguesa como particulares organizaram expedições para explorar outros tipos de riqueza no interior da colônia.

A descoberta de metais preciosos nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso iniciou o povoamento delas e as disputas pelas minas, provocando conflitos armados e a imediata intervenção portuguesa para organizar o fluxo de pessoas no local, mas também obter lucros com a mineração.

Participantes das entradas

Américo Vespúcio, em 1504, foi o primeiro a organizar a entrada em direção ao sertão brasileiro saindo de Cabo Frio. Martim Afonso de Sousa organizou duas entradas, uma saindo da Guanabara, e outra, de São Vicente. A instalação do Governo Geral no Brasil aumentou o número de expedições que saíram do litoral em direção ao interior, alcançando o interior da Bahia e de Minas Gerais.

Os exemplos de entradas são:

Em 1554, portugueses, índios aliados e padres jesuítas organizaram uma expedição que resultou na formação da vila São Paulo de Piratininga.

Em 1518, o capitão Belchior Dias Moreira chefiou a entrada que seguiu para o Sergipe em busca de metais preciosos, porém sem sucesso.

ESPERO TER AJUDADO!

Perguntas interessantes