Quais são os melhores exercícios para quem faz back vocal?
E quais cuidados devemos tomar com a voz?
Soluções para a tarefa
Explicação:A importância da boa dicção
Top 13 exercícios de técnica vocal
1. Controlando a respiração
2. Aquecimento vocal
3. Desaquecendo a voz
4. Trabalhando a afinação
5. Aperfeiçoando a dicção
6. Aumentando a capacidade respiratória
7. Melhorando a ressonância
8. Dominando a técnica do “som nasal”
9. Liberando a voz
10. Relaxando a laringe
11. Relaxando o corpo
12. Fortalecendo o diafragma
13. Usando os vocalizes
Dicas para cuidar da saúde da voz
Sabe aquelas pessoas que cantam de forma desafinada ou com a voz trêmula? Pois é, são pessoas que ainda não dominam, ou não conhecem, as técnicas vocais e seus diversos processos ou não tiveram a oportunidade de fazer uma aula de canto. Nesse sentido, a técnica vocal envolve uma série de movimentos fisiológicos, ordenados e sistematizados, utilizados para a finalidade artística.
Quando estudamos sobre técnica vocal, adquirimos conhecimento sobre: características do som (altura, intensidade, timbre); funcionamento dos aparelhos respiratório e fonador; propriedades da voz, além de técnicas de respiração e vocalizes. Ainda aprendemos a perceber os sons e a saber reproduzi-los.
Lembramos que a voz é um elemento muito importante para a comunicação, prática inerente à vida. Podemos nos comunicar de forma verbal e não verbal, através da nossa linguagem corporal, postura, gestos, e sons. Verbalmente, nos comunicamos por meio da escrita e, especialmente, através da fala.
Falar de forma adequada e eficiente exige objetividade e clareza. Ao externarmos uma mensagem que seja compreendida pelo ouvinte, muitas vezes utilizamos a voz, instrumento-base que confere existência e expressividade à comunicação. O modo como articulamos as palavras pode vir a ser o fator que influencia o ouvinte ou um público. Além disso, é por meio da dicção de sua voz que o orador se revela, inclusive em suas nuances emocionais, e é capaz de cativar seu público.