Química, perguntado por Marciaddelima, 10 meses atrás

Quais são os medelos atômicos

Soluções para a tarefa

Respondido por joaovictorsilva2078
1

Explicação:

Vou apresentar os mais conhecidos -

  1. Modelo atômico de Dalton: esse modelo foi apresentado por volta de 1808 pelo inglês John Dalton, utilizando combinações químicas ele formulou a seguinte teoria:
  • Toda a matéria é formada de átomos, esferas extremamente pequenas, maciças, homogêneas, indivisíveis e indestrutíveis.
  • Os átomos do mesmo elemento químico são idênticos em massa.
  • Em uma reação química, os átomos das substâncias reagentes se reorganizam para formar os produtos.
  1. Modelo atômico de Thomson: esse modelo foi prospoto, baseando-se nos experimentos com a ampola de Crookes, por J.J. Thomson, em 1898. Ele sugeriu a seguinte teoria:
  • O átomo era formado por uma massa esférica, que possuía carga elétrica positiva.
  • Essa massa possuía cargas elétricas negativas incrustadas (os elétrons), semelhantemente às passas em um pudim.
  • A carga total do átomo era nula, de modo a haver a neutralidade da matéria.
  1. Modelo atômico de Rutherford: foi apresentado em 1911, por Rutherford, sendo chamado de modelo atômico (“átomo nucleado”), concluindo que o átomo possui
  2. um grande espaço vazio, onde estão os elétrons (eletrosfera), e um núcleo, que possui carga elétrica positiva e onde se acha concentrada a massa do átomo.
  3. Muitos cientistas da época sentiram-se impelidos a acreditar que o átomo se assemelhava a um sistema solar, em que o núcleo se assemelharia ao Sol e os elétrons aos planetas. Essa ideia ficou
  4. conhecida como “modelo planetário” ou “modelo atômico clássico”.
  5. Modelo atômico de Böhr: isso foi no início do século XX, quando havia uma dificuldade em se aceitar o modelo atômico planetário, pois se sabia que uma carga elétrica que gira em torno de uma outra de sinal contrário perde energia continuamente, resultando numa aproximação entre as duas, conforme mostravam os estudos de Eletrodinâmica. Isso significava que os elétrons deveriam se aproximar continuamente do núcleo
  6. até haver a colisão, o que tornava inviável a ideia sobre os átomos.Para resolver o impasse, o físico dinamarquês Niels Böhr
  7. formulou em 1913 o seu modelo atômico, observando o espectro de emissão do átomo de hidrogênio e baseando-se na Teoria Quântica de Planck. Seu modelo tem os seguintes postulados mecânicos:
  • O elétron descreve órbitas circulares em torno do núcleo sem absorver ou emitir energia espontaneamente.
  • Somente são possíveis certas órbitas com energias fixas (energias quantizadas).
  • As órbitas permitidas são aquelas para as quais o momento angular do elétron (mvr) é um múltiplo inteiro de h/2π.
  1. O modelo atômico atual: bem, esse modelo apresenta os átomos não como esferas maciças e indivisíveis como pensava Dalton, mas como sistemas compostos por várias partículas.
  • Prótons e nêutrons (ambos chamados núcleons) compõem o núcleo, enquanto a eletrosfera é formada pelos elétrons.
  • A massa do átomo está praticamente toda concentrada no núcleo, uma vez que a massa do elétron é muito pequena em relação às massas do próton e do nêutron.O modelo atual é baseado ainda em orbitais — regiões onde os elétrons mais provavelmente podem ser encontrados.
Perguntas interessantes