Quais são os marcos naturais que identificam os pontos extremos do território brasileiro.
Soluções para a tarefa
Ao norte, a nascente do Rio Ailã, no Monte Caburaí, Estado de Roraima (5º 16' de latitude norte), na fronteira com a Guiana;
Ao sul, o Arroio Chuí no Rio Grande do Sul (33º 45' de latitude sul), fronteira com o Uruguai;
O extremo leste da parte continental do Brasil é a Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba (34º 47' de longitude oeste); porém, as ilhas oceânicas de Fernando de Noronha, Atol das Rocas, arquipélago de São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz ficam ainda mais a leste, sendo o extremo leste absoluto do território brasileiro uma ponta sem nome na Ilha do Sul do arquipélago de Martim Vaz, a cerca de 28° 50' de longitude oeste;
A oeste, a serra da Contamana ou do Divisor, no Acre (73º 59' de longitude oeste), na fronteira com o Peru. Espero ter ajudado!
Os marcos naturais que identificam os pontos extremos do território brasileiro são: a nascente do Rio Ailã, o Arroio Chuí, a nascente do Rio Moa e a Ponta do Seixas.
Norte: temos como marco natural a nascente do Rio Ailã, que nasce no monte Caburaí, localizado no município de Uiramutã no estado de Roraima.
Sul: temos como marco natural o Arroio Chuí, um pequeno curso de água pertencente ao Rio Grande do Sul, que está localizado na fronteira entre o Brasil e o Uruguai.
Oeste: temos como marco natural a nascente do Rio Moa, localizado na Serra Contamana, esse curso de água banha o estado do Acre e fica localizado na serra do Divisor, fronteira entre o Brasile o Peru.
Leste: temos como marco natural o Ponto do Seixas, que é a praia do litoral brasileiro que representa o ponto oriental extremo das Américas. Está localizado a leste da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba.
Bons estudos!