História, perguntado por Brunaaires45, 1 ano atrás

Quais são os interesses do Rei espanhol Felipe II com a união entre A coroa portuguesa e Espanhola

Soluções para a tarefa

Respondido por anderson123ams
228
Em 1578, o rei de Portugal D. sebastião morreu na batalha de alcacer, no chamado hj, Marrocos,  em batalha contra os árabes. Com sua morte  não havia descendentes , seu tio-avô, D. Henrique reinou  desde então, até sua morte em 1580, sem deixar descendência também. com sua morte, não havia mais a dinastia Avis, que reinava desde 1385,(quando D. João tomou o trono) Após isso, varios predententes ao trono se candidataram, dentre os candidatos estava João felipe II, que era o rei da Espanha, este mesmo invadiu Portugal e derrotou os concorrentes, e declarou a famosa frase " Portugal, lo herdé, lo compré, lo conquisté. Com isso ele tornou-se o rei de ambos os reinos Portugal e ESpanha, de 1580 até 1640, com essa dupla governança, se deu a União Ibérica.

Em suma, o interesse foi só econômico-politica mesmo rsrs.
Respondido por EduardoPLopes
85

Com a União Ibérica - a união dos reinos de Espanha e Portugal, sob o comando do monarca espanhol - o rei Felipe II pretendia expandir o prestígio da sua própria dinastia, assim como fortalecer o seu vasto Império frente ao avanço da França e da Inglaterra, as duas principais potências rivais.

Concedeu, assim, grande grau de liberdade política para os portugueses, tendo influenciado diretamente pouco na condução dos assuntos coloniais portugueses - embora estes tomassem cada vez mais inspiração no modelo espanhol -, assim como nos assuntos das côrtes, pretendendo, com estas medidas, ser aceito pelos portugueses e perpetuar a situação temporária na qual os dois países se encontravam, o que representaria a formação de um novo e vasto Império que seria a maior potência econômica e naval da Europa.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/4654547

Anexos:
Perguntas interessantes