Biologia, perguntado por matheust53, 1 ano atrás

Quais são os inimigos das organelas?

Soluções para a tarefa

Respondido por jonatan12345856789
1

O corpo celular, que atua como centro trófico do neurônio, é constituído pelo núcleo e pelo citoplasma perinuclear. No citoplasma do pericário, podem ser identificadas diferentes estruturas celulares a serem descritas a seguir.

O núcleo é esférico e aparece pouco corado nos preparados histológicos, visto que sua cromatina apresenta-se pouco condensada, devido ao intenso nível de atividade sintética em que se encontram as células nervosas. Apresenta a cromatina sexual, no sexo feminino.

O retículo endoplasmático rugoso apresenta-se abundante nas células nervosas, formando agregados de cisternas paralelas, entre as quais ocorrem numerosos poliribossomas livres. A organização das cisternas em forma de paliçadas forma grandes grânulos basofílicos no citoplasma, conhecido como Corpúsculo de Nissl.

O retículo endoplasmático granular é importante no estudo dos neurônios, visto poder ser utilizado em sua classificação. A abundância desta organela citoplasmática indica que os neurônios produzem grandes quantidades de proteína.

As mitocôndrias encontram-se nos dendritos, axônios, no pericário e em grande quantidade no telodendro. Produzem energia oxidativa para a manutenção da célula.

Os neurofilamentos e microtúbulos são elementos do citoesqueleto presentes nessas células. Os neurofilamentos são estruturas filamentosas de 10 nanômetros de diâmetro, abundantes no pericário e nos prolongamentos. O citoplasma do pericário e dos prolongamentos também apresentam microtúbulos de cerca de 24 nm de diâmetro. Suas funções não estão completamente elucidadas, mas as pesquisas indicam que podem funcionar no transporte de materiais do corpo celular para o interior dos processos dos neurônios.

Outras organelas comumente encontradas no corpo celular são grânulos e vesículas. Grânulos de melanina estão presentes em algumas células nervosas, de tamanho variável. Grânulos de lipofuscina, conhecidos como “pigmento de idade,” assim denominados, pois são predominantes nos neurônios de animais mais velhos – também são encontrados. As vesículas de secreção são encontradas em todos os neurônios, particularmente naqueles do hipotálamo.

Os dendritos contêm citoplasma semelhante ao do corpo celular. Contém a maioria das organelas celulares exceto o núcleo e o aparelho de Golgi. Eles aumentam consideravelmente a superfície celular, de modo a tornar possível o recebimento e integração dos impulsos nervosos trazidos pelos terminais axônicos de outros neurônios.

Já os axônios, cilindros únicos de comprimento e diâmetro variáveis conforme o tipo de neurônio, normalmente são mais longos que os dendritos da mesma célula. Em toda sua extensão, apresenta diâmetro constante e não se ramifica abundantemente. Os axônios geralmente nascem de uma estrutura em forma de pirâmide, adjacente ao corpo celular, que recebe o nome de cone de implantação.

Suas ramificações em ângulo reto são denominadas de colaterais. Seu citoplasma ou axoplasma apresenta-se muito pobre em organelas, apresentando poucas mitocôndrias e cisternas de retículo endoplasmático liso e rugoso, além dos microtúbulos. Os neurofilamentos, no entanto, são bastante frequentes.

Perguntas interessantes