Geografia, perguntado por leticiapires55, 9 meses atrás

Quais são os impactos sociais , econômico, culturais e políticos da pandemia do COVID 19 no Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por PaulaTejandoForte
9

Resposta:

Faz um Resumo ai.

Explicação:

A pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 ou Novo Coronavírus, vem produzindo repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes na história recente das epidemias.

A estimativa de infectados e mortos concorre diretamente com o impacto sobre os sistemas de saúde, com a exposição de populações e grupos vulneráveis, a sustentação econômica do sistema financeiro e da população, a saúde mental das pessoas em tempos de confinamento e temor pelo risco de adoecimento e morte, acesso a bens essenciais como alimentação, medicamentos, transporte, entre outros.

Além disso, a necessidade de ações para contenção da mobilidade social como isolamento e quarentena, bem como a velocidade e urgência de testagem de medicamentos e vacinas evidenciam implicações éticas e de direitos humanos que merecem análise crítica e prudência.

Partindo-se da perspectiva teórica de que as enfermidades são fenômenos a um só tempo biológicos e sociais, construídos historicamente mediante complexos processos de negociação, disputas e produção de consensos, objetivo das atividades deste eixo envolve compreender e responder parcialmente aos desafios colocados pela pandemia, organizando uma rede de pesquisadores do campo das ciências sociais e humanidades visando a investigação, resposta e capacitação como estratégias para o enfrentamento do Covid-19 no Brasil.

Este eixo do Observatório Covid-19 possui três subeixos, que abordam temas centrais para o entendimento dos impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia.

Covid nas favelas

O enorme impacto da pandemia de Covid-19 na sociedade é sentido ainda mais fortemente e com consequências mais graves por determinadas populações. Nas favelas, o distanciamento social e a adoção de práticas de isolamento e quarentena são mais complicadas, tanto por questões de densidade populacional quanto pelos seus impactos econômicos numa população mais vulnerável. Por isso, esse é um tema central para o Observatório Covid-19, cuja produção tem por objetivo embasar a reflexão e a adoção de políticas, ações e iniciativas específicas para a proteção dessas populações.

A pandemia de Covid-19 levanta uma série de questões éticas e bioéticas para a sociedade e para a comunidade científica, desafios que vão desde a realização de testes com tratamentos experimentais até a gestão de leitos de tratamento intensivo e adoção de medidas proteção social. O Observatório Covid-19 tem produzido uma série de documentos, ensaios, artigos e relatórios, além de promover eventos e reunir vídeos e notícias e artigos, no intuito de promover a reflexão para a ação nessa área, de forma a embasar decisões políticas e científicas.

Covid-19 impacta de forma heterogênea pessoas de diferentes gêneros. O aumento da violência doméstica contra mulheres e pessoas trans, os altos índices de mortalidade materna, a sobrecarga feminina de trabalhos domésticos e ligados ao cuidado, a preponderância de mulheres e minorias de gênero nos setores mais afetados pela crise econômica e a maior mortalidade entre homens são exemplos de efeitos diversos da pandemia sobre os gêneros. . Através de uma lente de gênero é possível analisar os efeitos da pandemia da Covid-19 de forma a captar e demonstrar as desigualdades, iniquidades e vulnerabilidades que marcam o espaço social. Neste sentido, estudos de gênero são fundamentais para produzir reflexões e proposições sobre as relações entre saúde e cuidado, bem como entre as normas culturais que fazem parte da estrutura social, engendrando subjetividades em homens, mulheres e pessoas que não se identificam de maneira binária.

Um dos temas mais importantes que compõem o eixo de estudos "Impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia" do Observatório Covid-19 é a Saúde indígena. A pandemia tem representado um desafio enorme para a saúde entre as populações de povos originários, o que demanda estudos, políticas e ações específicas para sua proteção.

Perguntas interessantes