Quais são os impactos gerados pelo Apartheid?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Após praticamente um século de repressão, o Apartheid teve seu fim em 1990, com a saída de Nelson Mandela da prisão. Apesar de todas as leis terem sido revogadas e, oficialmente, a segregação racial não existir mais, a África do Sul ainda convive atualmente com um cenário de miséria, desigualdade e injustiça social.
O regime do Apartheid privilegiou, por quase meio século, todo e qualquer interesse da minoria branca do país, o que resultou em completa negligência em relação à maioria da população sul-africana. Ainda que muitas das questões tenham sido resolvidas com a inclusão de negros na política e economia, além de programas sociais de inclusão, o país ainda encontra um contexto atual muito problemático. Isso porque a maioria da população pobre e negra ainda encontra péssimas condições de vida, sem contar o crescente aumento das desigualdades econômicas, sociais, culturais e até mesmo do desemprego.
Esse cenário, resultante de anos de segregação e discriminação racial, é semelhante ao que vemos em boa parte do Brasil, onde a população menos favorecida é, majoritariamente, negra. Nos últimos 24 anos, desde a libertação de Mandela, as tentativas de inclusão social ainda não foram suficientes para igualar as condições de vida para todos.
O sonho de Mandela era criar uma sociedade igualitária na África do Sul, sem manter a segregação, invertendo os papéis entre negros e brancos. Isso ainda não foi alcançado, sendo necessária a manutenção de políticas sociais por muitos outros anos.
Explicação: