Geografia, perguntado por andvasconceloss5089, 1 ano atrás

quais são os impactos do lixo espacial? alquem sabe falar disso?! :]

Soluções para a tarefa

Respondido por dudaandrade98
1

Lixo espacial, ou detritos espaciais, são objetos artificiais, tais como diversos satélites desativados ou desintegrados, fragmentos de foguetes ou até mesmo ferramentas e instrumentos utilizados por astronautas durante missões espaciais que não possuem mais utilidade e estão na órbita da Terra. Possuem diversos tamanhos (fragmentos de 10 cm mais ou menos) e pesos variados (de gramas até toneladas). Tais detritos orbitam nosso planeta, formando uma espécie de nuvem sobre ele, a uma velocidade de aproximadamente 36 mil km/h.

Os detritos espaciais se tornaram um problema muito sério, pois devido ao fato de não serem monitorados, acabam representando um perigo para a Estação Espacial Internacional, as missões espaciais tripuladas, e consequentemente para os astronautas em atividades extraveiculares, os satélites que estão em órbita, danificando e inativando equipamentos em uso e para a humanidade de um modo geral.

Via de regra, esses objetos ao adentrarem na atmosfera terrestre entram em combustão, transformando-se em bolas de fogo, as quais se deterioram antes de tocarem o solo. No entanto, alguns desses dejetos, devido ao seu tamanho e composição, chegam a efetivamente atingir o solo, podendo causar prejuízos, perdas, ferir seres humanos, ou até mesmo, em raríssimas hipóteses, matá-los.

O primeiro satélite artificial lançado ao espaço pelo homem foi o Sputnik, posto em órbita pelos Soviéticos no ano de 1957. Foi através deste lançamento que se iniciou o acúmulo de dejetos no espaço sideral.

Respondido por GusTzBr
1
Momentaneamente quase nada, porém com o avanço da tecnológica e a constante criação de foguetes e satélites, o lixo espacial produzido por esses fatores (lixo espacial seria partes de foguetes, coisas de astronautas, partes de satélites) pode se tornar um problema. Imagine você gastar muito dinheiro para construir um satélite e no final ele acabar sendo destruído ou danificado por algum desses lixos espaciais? É devido a isso essa grande preocupação, além de outros motivos também (recentemente vimos uma estação chinesa fora de controle pelo que me recordo)
Perguntas interessantes