Português, perguntado por amanda0712200315, 8 meses atrás

Quais são os impactos ambientais das sacolas plásticas? Os impactos ambientais de sacos e sacolas plásticas estão em todos os lugares, indo da poluição visual até a morte de animais. Se pensarmos que despejamos bilhões de sacolas plásticas no mundo todos os anos, teremos uma noção do tamanho do problema. Por serem leves, os sacos e sacolas plásticas voam com o vento, indo parar em árvores, arbustos, fios de alta tensão, gramados, beiras de estrada, rios, lagos, oceanos – ou seja, acabam poluindo as cidades e a natureza. Muitas sacolas plásticas acabam em bueiros nas cidades, agravando o problema das enchentes, pois impedem a drenagem das águas das chuvas. Sacos plásticos abandonados também são depósito de água das chuvas e podem ajudar na proliferação do mosquito da dengue. Os sacos e sacolas que chegam até a natureza são confundidos com comida por animais, que os ingerem e morrem engasgados – tartarugas marinhas confundem as sacolas plásticas com águas-vivas. Outros animais menores morrem ao se enroscarem no plástico. Na índia, centenas de vacas morrem por ano ao ingerirem sacos plásticos com restos de alimentos. Estima-se que mais de cem mil mamíferos e pássaros morram por ano devido à ingestão de sacos plásticos – e sequer temos ideia de quantos peixes. O plástico leva centenas de anos para se degradar, então não é demais pensar que uma mesma sacolinha possa matar mais de um animal durante sua permanência na natureza. De alguma forma, também a produção de sacolas plásticas dá a sua contribuição para o aquecimento global, porque os processos de refino do petróleo e fabricação das sacolas consomem energia, água e liberam efluentes e emitem gases poluentes. 100 milhões de sacolas plásticas precisam de 1,5 milhão de litros de petróleo para serem produzidas e causam a emissão de 4,2 mil toneladas de CO2. (Fonte: Campanha Saco é um Saco / Ministério do Meio Ambiente) No decorrer do texto, o autor vai defendendo a ideia das consequências maléficas com relação ao uso das sacolas plásticas. As principais estratégias argumentativas utilizadas consistem em A) comparar as situações do uso e do não uso das sacolas plásticas. B) deter-se nos prejuízos causados aos animais. C) valer-se de dados históricos, para justificar o impacto ambiental, provocado pelas sacolas. D) ilustrar, através de vários exemplos, os danos que as sacolas causam à natureza. E) mostrar que, apesar dos impactos naturais, é inevitável o uso das sacolas pelos consumidores.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
25

A alternativa correta é a letra D: ilustrar, através de vários exemplos, os danos que as sacolas causam à natureza

O autor apresentou diferentes exemplos sobre como as sacolas plásticas são prejudiciais para o meio ambiente. Vale destacar que o plástico demora mais de 400 anos para se decompor.

Atualmente foram criadas medidas para que o consumo de sacolas plásticas fosse reduzido pela população. Criaram-se as sacolas biodegradáveis. Vários supermercados trabalham com elas.

O autor cita que essas sacolas plásticas são consumidas por animais, pois confundem com águas-vidas.

Um exemplo disso também são os canudos plásticos em que animais como tartarugas têm o utensílio preso no nariz, causando dor e sofrimento. Por isso a necessidade da redução.

Abraços!

Perguntas interessantes