Quais são os hormônios que atuam nas plantas e de que forma eles ajudam no desenvolvimento da planta?
Soluções para a tarefa
Auxinas: São produzidos vários tipos de auxinas pelas plantas. Estas auxinas desempenham diversas funções na fisiologia do vegetal. Auxiliam no crescimento do caule e da raiz - ocorre através do processo de alongamento das células vegetais. Quando a planta apresenta baixa quantidade de auxinas, suas raízes podem crescer, porém o caule não se desenvolve. Já a alta concentração de auxinas pode provocar o crescimento do caule, deixando as raízes pouco desenvolvidas, na dominância apical – auxinas fabricadas pelo meristema apical do caule diminuem a atividade das gemas axilares que ficam perto do ápice. Quando a gema apical é extraída da planta, ocorre o surgimento de ramos, folhas e flores laterais; Tropismos – as auxinas atuam no controle dos tropismos (movimentos relacionados ao crescimento das plantas de acordo com estímulos da natureza). Exemplo: fototropismo (movimento das plantas em reação aos estímulos luminosos); Produção e desenvolvimento de frutos – as auxinas são produzidas nas sementes, possibilitando a formação dos frutos pelo ovário; Queda de folhas velhas – como apresentam baixa concentração de auxinas, as folhas velhas caem da planta; formação de raízes – são as raízes que brotam na base do caule. Este processo é gerado pela presença das auxinas.
Citocininas: São os hormônios vegetais fabricados nas raízes e transportados para todo o corpo do vegetal. Atuam na diferenciação e divisão das células vegetais, desenvolvimento das raízes e das gemas laterais. Estes hormônios também são importantes para atrasar o envelhecimento do vegetal.
Giberelinas: São fabricadas nos meristemas, folhas novas e frutos das plantas. A função destes hormônios é estimular o alongamento e divisão da célula vegetal. Agem também na produção de flores, desenvolvimento das folhas e germinação das sementes.
Etileno: Este fitormônio é um gás fabricado em diversas partes da planta. Atua no amadurecimento dos frutos e no processo de perdas das folhas dos vegetais.
Ácido Abscísico: Hormônio fabricado pelas folhas, caule e ápice radicular das plantas. É muito importante para o desenvolvimento do caule. É responsável também pela inibição da germinação de sementes. Em casos de estresse hídrico (falta de água), este hormônio realiza vários processos na planta fazendo com que esta possa diminuir a perda de água, mantendo assim a hidratação necessária para sua sobrevivência.
Os hormônios vegetais, também conhecidos como fitormônios, são compostos orgânicos produzidos pelas plantas e desempenham funções fundamentais no seu crescimento e desenvolvimento.
Esses hormônios estão presentes em pequenas quantidades e são produzidos nos tecidos vegetais.
Assim como os animais, as plantas também apresentam substâncias responsáveis por seu desenvolvimento e crescimento. Essas substâncias, os hormônios, atuam em pequenas quantidades modificando o funcionamento de células específicas. Esses hormônios vegetais também podem ser chamados de fitormônios.
Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno. O estudo da ação dos hormônios tem permitido seu uso para aumentar a produtividade, a variedade e o tempo de conservação de alguns produtos vegetais, principalmente frutas e, assim, tem contribuído para minimizar custos e baratear preços ao consumidor final.