Quais são os granulócitos? 17) Quais as principais funções dos neutrófilos, basófilos, eosinófilos e mastócitos? 18) Quais são as células apresentadoras de antígeno e suas funções? 19) O que são anticorpos? 20) Quais são as 5 classes de anticorpos? 21) Que classe de imunoglobulina costuma indicar infecção recente? 22) Qual é a única classe de anticorpos que atravessa a barreira placentária? 23) Que classe de imunoglobulina pode ser encontrada nas secreções externas? 24) Que classe de imunoglobulina está aumentada em processos alérgicos? 25) Qual é a natureza química dos componentes do sistema complemento? 26) Qual é o principal órgão produtor dos componentes do sistema complemento? 27) Quais são as principais funções do sistema complemento? 28) O que significa opsonizar? 29) Quais são os 4 principais sinais e sintomas característico da inflamação? 30) O que significa quimiotaxia? 31) O que é imunidade celular e imunidade humoral? 32) Quais células fazem parte da imunidade inata? 33) Quais células fazem parte da imunidade adaptativa? 34) Qual a diferença de infecção e inflamação? 35) O que significa hipersensibilidade? 36) Em que se baseia a classificação dos tipos de hipersensibilidade? 37) O que significa doença autoimune? 38) Cite algumas doenças autoimunes. 39) Cite as vias de ativação do sistema complemento.
Soluções para a tarefa
16) Eosinófilos, Basófilos, Mastócitos e Neutrófilos.
17) Eosinófilos são responsáveis por atacar helmintos e desencadear alergias, basófilos desencadeiam alergia liberando grânulos de histamina, prostaglandinas e leucotrienos; Mastócitos possuem grÂnulos de heparina assim se relacionam a asma, alergia e inflamação; e Neutrófilos apresentam lisozima que é um bactericida. Todos tem ação de resposta imune e inflamação.
18) Linfócito B (produção de anticorpos), Célula dendrítica (fazer a união da resposta inata e adaptativa), e macrófago (fagócito).
19) São proteínas específicas produzidas por plasmódios (linfócitos B) que servem para opsonizar e atacar antígenos.
20) IgG, IgA, IgE, IgM e IgD.
21) IgM normalmente indica infecção recente ou aguda.
22) IgG.
23) IgA normalmente em mucosas.
24) IgE alergia e helmintos.
25) São proteínas.
26) Fígado.
27) Lisar células alvo, opsonizar partículas, quimiotaxia e remoção de imunocomplexo.
28) Facilitar a fagocitose a partir de certas substâncias que se ligam ao antígeno.
29) Dor, rubor, perda de função e calor.
30) Quimiotaxia: quando uma célula libera certas citocinas que atraem outras células de defesa para o local onde esta se encontra, indicando um local de infecção/inflamação.
31) Imunidade celular é a imunidade mediada por linfócitos T, de antígenos intracelulares; já a imunidade humoral é mediada por linfócitos B, antígenos extracelulares.
32) Células NK, neutrófilos, mastócitos, macrófagos, eosinófilos, basófilos, monócitos, célula dendrítica.
33) Linfócitos T e B.
34) Infecção é causada por agentes externos, enquanto a inflamação é a resposta a uma agressão sofrida.
35) Hipersensibilidade é uma reação alérgica que acontece no corpo ao entrar em contado com alguma partícula que o corpo considera antígeno (estranho).
36) Na intensidade da resposta imune, como é desencadeada e intensidade da reação de hipersensibilidade.
37) Doenças autoimunes são aquelas que o corpo ataca o próprio corpo, reconhece o próprio como não próprio.
38) Lúpus, Diabetes tipo I, Esclerose múltipla...
39) Via clássica (presença de imunocomplexo), via alternativa (o patógeno ativa o sistema complemento) e via da lecitina (manose se liga a lecitina).