Quais são os fundamentos do tchoukball são parecidos com os do Baquete. Me ajudem!
Soluções para a tarefa
Resposta:História do Tchoukball
Como é jogado o Tchoukball
Regras
História do Tchoukball
O tchoukball nasceu das reflexões e pesquisas do Doutor Hermann Brandt, um eminente médico suíço, nascido na cidade de Genebra, que durante toda sua carreira cuidou de inúmeros atletas que se contundiam na prática de esporte. Os estudos do Dr. Brandt sobre Tchoukball começaram no início dos anos 60 e resultou de uma pesquisa crítica e científica dos esportes de equipe mais populares.
A partir de seus estudos, o Dr. Brandt constatou que as lesões ou os traumatismos dos atletas eram decorrentes de movimentos inadequados à fisiologia do indivíduo e às numerosas formas de agressões presentes em alguns esportes. Sua análise reforçou esta inquietude quanto ao valor educativo dos esportes modernos que, segundo ele, não podem fundamentar-se na fabricação sistemática de campeões, mais sim "contribuir na edificação de uma sociedade humana viável" (BRANDT, H. Etude scientifique des sports d'équipe - Le Tchouk-Ball, le sport de demain. Genève: Editions Roulet, 1971).
Assim, a partir dessa constatação, o Dr. Brandt criou um novo jogo, o Tchoukball, o qual expõe na obra Estudo Científico dos esportes de equipe. Este esporte apresenta-se como uma mistura da Pelota Basca, de Handebol e do Voleibol. Trata-se de um esporte de equipe que se joga com uma bola e duas superfícies de remissão (quadros) e caracteriza-se pela eliminação de todas as formas de agressões corporais entre os adversários.
Pelo seu caráter lúdico, o Tchoukball é conhecido por incitar cada individuo a praticá-lo independentemente da sua idade, sexo ou capacidade atlética.
Como é jogado o Tchoukball
Para jogar Tchoukball é necessário de 02 quadros de remissão oficiais do Tchoukball e 01 bola Estelle handebol.
O jogo desenrola-se seja sobre um terreno de 40x20 metros, com duas equipes de 09 jogadores, seja sobre um terreno de 30x15 metros, com duas equipes de 06 ou 07 jogadores.
Os quadros de remissão deverão estar disponíveis um em cada extremidade do terreno de jogo e cercado por uma área frontal, ou zona proibida, em forma de um meio círculo de 3 m de raio. Ambos os quadros poderão ser usados pelas duas equipes para efeito de finalizações, uma vez que no Tchoukball não existe um campo determinado para cada equipe.
A equipe que possui a bola dispõe de três passes, no máximo, antes de arremessar a bola sobre um dos quadros de remissão. A outra equipe deve se colocar de maneira adequada para poder recuperar a bola antes que ela entre em contato com o solo após ela ser ricocheteada pelo quadro de remissão. Durante toda a partida os jogadores de ambas às equipes não têm o direito de se constranger ou interceptar a bola no ato de suas ações respectivas, sejam de ataque ou defesa.
Os pontos: Um jogador marca ponto para sua equipe se ele arremessar a bola sobre o quadro de remissão de maneira tal que seja impossível para o adversário fazer o rebote antes da bola cair no chão.
Regras
Um jogador dá o ponto para equipe adversária se:
errar o quadro no momento do arremesso;
fazer a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização;
finalizar e a bola no seu retorno do quadro de remissão rebater sobre ele mesmo;
finalizar erradamente fazendo a bola cair dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.
Explicação: