Saúde, perguntado por jpdograw123pejxq9, 1 ano atrás

Quais são os fatores que podem interferir na postura?

Qual o tratamento adequado para melhoria desses desvios postura?

Soluções para a tarefa

Respondido por jv6069986
6

Quais são os fatores que podem interferir na postura?

R:

-Hábitos errados de postura;

-Hereditariedade;

-Traumatismos;

-Doenças inflamatórias;

-Enfermidades;

-Debilidade muscular;

-Debilidade neural;

-Estress;

-Desnutrição;

-Indumentária inadequada;

-Obesidade.



A coluna vertebral é uma importante parte do nosso corpo, pois além de ter funções de sustentar, proteger, e auxiliar na locomoção do nosso corpo, dentro e entre as vértebras passam terminações nervosas e a medula espinhal que estabelecem comunicação com todo o corpo. Portanto, qualquer alteração nessa parte que está intimamente ligada com os nossos órgãos e nervos, podem ter consequências futuras bem graves sobre o sistema nervoso central.

Nossa coluna é composta por um conjunto de 33 vértebras, divididas em três áreas superiores:


7 vértebras cervicais

12 vértebras torácicas

5 lombares;

E duas partes mais inferiores:


4 vértebras coccígeas

5 vértebras que se fundiram, formando o sacro.

Nossa coluna possui algumas curvaturas que são fisiológicas, ou seja, são naturais. Essas curvas são denominadas como cifose e lordose, sendo que apresentamos uma lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e uma cifose coccígea.


Quando observamos a coluna vertebral lateralmente, conseguimos identificar essas curvas de modo mais preciso. Quando há alterações nessas curvas denominamos de hiperlordose ou hipercifose, que representam um aumento exagerado.


Esses desvios são mais comuns na hipercifose da região torácica e na hiperlordose da região lombar. Também podem ocorrer casos de hipercifose cervical (onde a curva fisiológica se inverte) e também a retificação das curvaturas fisiológicas, que nada mais é do que a ausência dá curva fisiológica.

Outro desvio bastante conhecido é a escoliose, que é um desvio lateral das vértebras. Esse desvio pode acontecer tanto na parte superior quanto na inferior (escoliose em C) ou em ambas (escoliose em S).

Perguntas interessantes