Química, perguntado por camillymol4954, 4 meses atrás

Quais são os fatores que interferem na velocidade de uma reação química?.

Soluções para a tarefa

Respondido por costaleticia2002
0

Resposta:

volume, temperatura, pressão, concentração e catalisador ( acera reação mais não reage com as outras substância no processo )

espero ter ajudado na sua dúvida

Respondido por mlealrj
0

Qualquer fator físico-químico capaz de aumentar o número de colisões efetivas entre as moléculas reagentes.

Temperatura ⇒ aumenta a energia cinética das moléculas reagentes, que irão colidir mais vezes e com mais energia, aumentando assim o número de colisões que vão efetivamente gerar o complexo ativado.

Pressão ⇒ O aumento da pressão acarreta uma diminuição do volume, que deixa as moléculas mais próximas (um espaço menor entre elas), assim elas irão colidir mais vezes, aumentando o número de colisões que vão efetivamente gerar o complexo ativado.

*Deve-se ficar atento, pois a pressão interfere apenas em equilíbrios gasosos, e onde a soma do número de espécies no estado gasoso for diferente para reagentes e produtos. Caso contrário, a pressão não interferirá.

Concentração ⇒ O aumento da concentração aumenta o número de moléculas, e com isso a probabilidade dos choques efetivos que gerarão o complexo ativado.

Catalisador ⇒ Os catalisadores são substâncias que participam da reação alterando o seu mecanismo, isto é, facilitam o mecanismo que precisará de menos energia para chegar ao complexo ativado. Essa energia é chamada de energia de ativação.

*Fique atento, pois existe uma confusão entre os estudantes. Os catalisadores participam das reações como reagentes efetivos, mas ao final de todo o processo, eles são reestabelecidos pelo sistema, dando a ilusão de que ele não participou.

Superfície de contato ⇒ Quanto mais pulverizado ou dissolvido estiver os reagentes, mais facilmente suas moléculas se encontrarão, e com isso a probabilidade dos choques efetivos que gerarão o complexo ativado. Um exemplo simples para imaginar é pensar na oxidação do ferro, que acontece mais rapidamente no "bombril" do que num prego, pois o bombril possui maior superfície de contato (está mais exposto).

Perguntas interessantes