Geografia, perguntado por Mayumi2005, 1 ano atrás

quais sao os fatores industriais mais importantes do Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por linconmacena8
1

Como muitas grandes economias do mundo, o Brasil se sustenta em três principais pilares. A agricultura, responsável por cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional; o setor industrial, responsável por cerca de 25% do PIB; e o setor terciário, que engloba comércio e serviços. Apesar da força econômica do país ser bem dividida nesse sentido, um destes setores está mais fortemente ligado a fatores de extrema importância como geração de empregos, câmbio, investimentos, importação e exportação.

O setor industrial é um grande termômetro da nossa economia. Se ela vai mal, a economia sofre, se ela vai muito bem, a economia avança.

Ficando atrás apenas do agronegócio neste quesito, cerca de 15% dos brasileiros economicamente ativos trabalham na indústria. O setor gera empregos anualmente, mas a sua maior importância está no desenvolvimento econômico. A produção do setor industrial é um dos mais importantes alicerces da evolução da sociedade em diversos países, e por aqui não é diferente.

A industrialização no Brasil apresentou os primeiros sinais antes mesmo da chegada da família Real portuguesa, em 1808, mas acabou se arrastando mesmo depois do rei Dom João VI revogar um alvará assinado nos anos 1780 que extinguia as manufaturas para evitar uma possível independência do Brasil Colônia.

O processo, contudo, só avançou consideravelmente com a revolução de 1930, sob o comando do presidente Getúlio Vargas. Durante essa década e no início dos anos 1940, o país passava por um grande êxodo rural por conta da crise do café, o que causou o aumento da população urbana. O avanço da Segunda Guerra Mundial também contribuiu porque agiu diretamente na economia internacional, diminuindo drasticamente as importações e criando a necessidade do país começar a exportar.

De lá pra cá o setor se expandiu acima de quaisquer expectativas. O governo de Juscelino Kubitschek, de 1956 a 1961, foi dedicado massivamente ao desenvolvimento do país principalmente nos setores de transporte — como ferramenta de unificação — e de energia, para suprir as demandas geradas nas décadas anteriores com a explosão industrial. A internacionalização fez com que empresas estrangeiras se instalassem no país, o que criou uma demanda gigantesca por mão de obra e abertura de mercado.

Desde então, a indústria se expandiu. É um dos setores de maior impacto econômico e influencia diretamente na relação internacional com os outros países, pois tornou a importação de matéria-prima e a exportação de produtos parte essencial do desenvolvimento do país.

Fonte de pesquisa : O economista

Perguntas interessantes