Quais são os fatores de risco e de proteção dos adolescentes e jovens em relação ao uso de drogas?
Soluções para a tarefa
Resposta: Estudos têm mostrado que os fatores parentais de risco para o uso de drogas pelo adolescente incluem, de forma combinada: (a) ausência de investimento nos vínculos que unem pais e filhos; (b) envolvimento materno insuficiente; (c) práticas disciplinares inconsistentes ou coercitivas; (d) excessiva permissividade, dificuldades de estabelecer limites aos comportamentos infantis e juvenis e tendência à superproteção; (e) educação autoritária associada a pouco zelo e pouca afetividade nas relações; (f) monitoramento parental deficiente; (g) aprovação do uso de drogas pelos pais; (h) expectativas incertas com relação à idade apropriada do comportamento infantil; (i) conflitos familiares sem desfecho de negociação.
O envolvimento grupal tem sido visto como um dos maiores prenúncios do uso de substâncias. No entanto, essa relação interpares também precisa ser qualificada. Ela se configura como fator de risco quando os amigos considerados modelo de comportamento demonstram tolerância, aprovação ou consomem drogas.
Mas felizmente as famílias estão promovendo um fator de proteção que irá promover um comportamento mais saudável para os adolescentes, como: um relacionamento positivo entre pais e criança, método positivo de disciplina, monitoramento e supervisão, comunicação de valores e expectativas pró-sociais e saudáveis.
Explicação: