Quais são os espaços industriais que mais se destacam no mundo atual?
Soluções para a tarefa
espaço norte-americano, duas principais regiões industrializadas, caracterizadas por diferentes processos
Espaço Industrial Brasileiro, assim como em todos os lugares, seguiu as características gerais do processo de industrialização das sociedades a partir do modo de produção capitalista.
Oie, Td Bom?!
=> Norte-americano e Brasileiro.
Espaços:
- NORTE-AMERICANO:
=> Estados Unidos
Os Estados Unidos se tornaram a mais poderosa economia do planeta ao longo do século XX, em consequência de seu desenvolvimento industrial, financeiro e militar.
Os Estados Unidos passaram então a financiar a industrialização em outros países (por conta da sua fase de prosperidade sem precedentes). Com isso, desenvolveram-se as grandes empresas estadunidenses na forma de grupos transnacionais.
Atualmente, os setores industriais mais importantes dos Estados Unidos são o automobilística, o armamentista, o de petróleo, o aeronáutico, o naval, o farmacêutico, o de alimentos, o de máquinas e equipamentos industriais e o de alta tecnologia.
=> Canadá
O Canadá passou por um processo de industrialização acelerada depois da Segunda Guerra Mundial, beneficiando-se de suas grandes reservas de minerais e de fontes de energia. Grande parte dos investimentos foi feita pelos Estados Unidos.
O Canadá é o maior exportador mundial de madeiras e de derivados, como papel e a celulose. Possui grandes áreas de reflorestamento destinadas a fins industriais. As grandes jazidas minerais do país possibilitaram a implantação de vários setores produtivos, já que nas minas canadenses são explorados metais muito variados. Isso permite o abastecimento de um parque industrial diversificado, bem como favorece as exportações da produção excedente.
- BRASILEIRO
A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico. A partir da atividade industrial, houve profunda modificação na sociedade brasileira.
As primeiras experiências industriais brasileiras concentraram-se nos setores alimentício e têxtil, aproveitando-se da capacidade nacional de produzi matérias-primas a da importação de máquinas da Europa Também se destacaram as indústrias de calçados, bebidas e móveis.
Hoje, os principais setores em que as empresas multinacionais atuam são o de produção de automóveis, farmacêutico, de material elétrico, eletroeletrônico, químico entre outros. O Brasil também tem indústrias multinacionais com filiais no exterior.
O setor mineral é muito importante para a economia brasileira. O nosso país possui grandes reservas de variados mineiras. Não é a toa que nos destacamos mundialmente na produção de ferro, alumínio, cobre, manganês, ouro e níquel. A disponibilidade dos recursos mineiras foi o fator favorável à industrialização brasileira.
Ajudei?! Dúvidas?! É Só Chamar!