Quais são os efeitos ambientais nocivos do dióxido de azoto?
Soluções para a tarefa
A chuva ácida, ao cair na superfície, altera a composição química do solo e das águas, atinge as cadeias alimentares, destrói florestas e lavouras, corrói estruturas metálicas, monumentos históricos e edificações.
As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias.
Espero ter Ajudado! ✌
Resposta:
Pode aumentar a acidez da chuva unindo-se com um H, formando HNO2, e causa vários danos a natureza por ser um ácido muito corrosivo.
Explicação:
O Dióxido de azoto tem muita facilidade em se unir com o oxigénio no ar formando o ácido nítrico (HNO3) e neste sentido causa muitos danos ao ambiente, torna a chuva muito mais ácida e quando este vem pro solo altera a sua composição química e altera igualmente a composição da água tornando estes lugares poluídos e inapropriando a existência de vida de muitas espécies, destrói as florestas tendo um grande impacto negativo para as cadeias alimentares que podem até ser extintas, destrói lavouras, corrói o metal.
O dióxido de azoto causa poluição atmosférica, aumenta a incidência dos casos de recém nascidos com autismo e da morte súbita de recém nascidos.