Quais são os dois fatores que NÃO permitem que as mulheres tenham uma velhice digna?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nem sempre é fácil saber o que significa abuso, maus-tratos ou violência, mas é absolutamente necessário compreendê-lo porque os efeitos que surgem geralmente são sérios tanto individual quanto socialmente. Hoje, é a velhice que exige pensar sobre como ela é tratada e como ela deve ser tratada. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, permitindo que nós, como sociedade, reconheçamos as dificuldades em lidar com esse estágio vital e estabeleçamos um sonho e uma promessa sobre como queremos que isso seja feito.
Estamos em um momento histórico singular e contraditório, onde existem posições muito positivas que estimulam o desenvolvimento e a plena inclusão dos idosos, juntamente com crenças e práticas sociais que são notoriamente prejudiciais a eles.
Portanto, tornar-se consciente é algo mais do que estabelecer um manual de procedimentos sobre boas ou más atitudes. Implica ser capaz de compreender como agimos e em que medida podemos incluir a velhice nos propósitos vitais, oferecendo tudo o que fortalece o lugar que damos ao tema, ao grupo social e à velhice que vive em cada um de nós.
O norueguês Johan Galtung diferenciava três formas de violência: cultural, estrutural e direta. Ele desenhou um triângulo, cuja base apareceu de maneira velada, e onde ele localizou os dois primeiros, e na sua ponta apareceu o terceiro, com formas mais óbvias de expressão.